73,3% dos entrevistados pretendem presentear no próximo dia 10 de agosto
Comemorado no dia 10 de agosto, o Dia dos Pais continua
sendo uma das datas mais importantes para o varejo, e o novo levantamento da CDL
Uberlândia, revela tendências valiosas para lojistas e marcas que desejam
se conectar com os consumidores nesta época. O estudo mostra que 73,3% dos
entrevistados pretendem presentear, o que reforça o potencial da data como uma
excelente oportunidade de venda para o comércio local. O levantamento também
investigou quais fatores são essenciais para que o consumidor efetue a compra:
qualidade, utilidade e promoção. Também apontou o que influencia na escolha do
presente, a quem é destinada (além do pai biológico), ticket médio do presente,
preferência de presentes, entre outros.
Qualidade, utilidade e promoção
A decisão de compra vai muito além do preço. O levantamento
aponta que 63,6% dos consumidores priorizam a qualidade do presente, enquanto
27,3% buscam a utilidade do item escolhido. Apenas 9,1% se guiam por promoções
e descontos. Esses dados revelam que o consumidor está mais exigente e atento
ao valor real do produto, o que reforça a importância de o varejo destacar
benefícios funcionais e investir em experiências de valor.
Além do pai biológico
A figura paterna vai além do pai biológico. Entre os
entrevistados, 63,6% pretendem presentear o pai, 27,3% o cônjuge (pai dos
filhos) e 9,1% o avô. A data representa uma chance de homenagear diferentes
perfis de figuras paternas, ampliando o leque de possibilidades para campanhas
afetivas e personalizadas.
Ticket médio dos presentes
A maioria dos consumidores (54,5%) planeja gastar entre
R$51,00 e R$100,00, enquanto 18,2% pretendem investir entre R$101,00 e
R$200,00. Há ainda quem planeje gastar até R$200,00 (18,2%). Os que pretendem
gastar de R$ R$201 a R$300, acima de R$300,00 e até R$50,00, representam 9,1%
cada. “Os consumidores estão dispostos a investir, mas com foco em bom
custo-benefício, o que abre espaço para que os empresários façam ações
promocionais inteligentes e vitrines bem pensadas”, disse a superintendente da
CDL, Lécia Queiroz.
Quando e onde os consumidores pretendem comprar?
O levantamento apontou que 45,4% dos entrevistados disseram
que irão às compras de duas a quatro semanas antes do Dia dos Pais. Já 27,3% se
antecipam ainda mais, com mais de um mês de antecedência, enquanto outros 27,3%
deixarão para a última semana. Neste campo, a recomendação da entidade para o
comércio é clara. “Que os empresários possam se preparar com antecedência e
aproveitar a movimentação crescente dos consumidores o quanto antes”, orienta
Lécia.
O comércio físico segue forte e presente na rotina dos
consumidores. A pesquisa mostra que 45,5% pretendem realizar as compras em
lojas físicas da região central, 27,3% em lojas de bairro e apenas 9,1% optarão
por shoppings centers.
Preferência de presentes e pesquisa de preços
A pesquisa aponta que roupas lideram a preferência com
54,5% das escolhas, seguidas por presentes personalizados (27,3%). Eletrônicos
ou itens de tecnologia e perfumes/cuidados pessoais aparecem com 9,1% cada.
Esses dados indicam que o consumidor busca presentes com valor afetivo,
funcionais e que façam parte do dia a dia do presenteado — uma ótima dica para
os lojistas pensarem nas vitrines e campanhas temáticas.
Em relação à pesquisa de preços, a maioria dos consumidores
(45,5%) afirma que sempre pesquisa preços antes de comprar, enquanto 45,4%
dizem que fazem isso às vezes. Apenas 9,1% disseram não ter esse costume. Ou
seja, estar competitivo nos preços, oferecer promoções claras e garantir
transparência nas condições de pagamento pode fazer toda a diferença no momento
da decisão.
A CDL Uberlândia orienta as empresas a aproveitarem os
dados e as datas sazonais a aproveitarem as oportunidades para rentabilizar. A
superintendente Lécia Queiroz afirma que isso acontece por falta de
planejamento antecipado. “Disponibilizamos consultorias gratuitas em vendas e
atendimento ao cliente. Essa é uma grande oportunidade de atrair clientes e
aproveitar todo o potencial de vendas a partir de estratégias que podem ser
aplicadas para, praticamente, todos os tipos de negócios e não apenas nichos
diretamente relacionados a data. Esse é o grande diferencial do marketing
sazonal”, reforça Queiroz.
Presente da Sorte
Vale ressaltar que a campanha Presente da Sorte 2025 está
sorteando aos consumidores mais de R$ 50 mil em prêmios, incluindo mais de 40
vales-compras de até R$ 500 e três Scooter elétrica. Para participar, basta
baixar o aplicativo da CDL Uberlândia, cadastrar seus dados e escanear o QR
Code da campanha nas lojas participantes para validar o seu cupom.
A iniciativa da CDL Uberlândia conta com o apoio do Sebrae
e o patrocínio das empresas: Café Cajubá, Claro, Costa Moraes, Amanco, Maiore,
Multi Imobiliária, MS Eletric, Sicoob Aracoop, OBDC Contabilidade, Coca-Cola
Uberlândia Refrescos, Líder FM e Zapi Impermeabilizantes.