MTEC Energia

Uberlândia Shopping expõe obras da mostra “Humanidades Invertidas” do artista Assis Guimarães

O talento artístico ganha vida no coração do Uberlândia Shopping com a mostra "Humanidades Invertidas" do artista plástico Assis Guimarães. Telas e esculturas compõem este espetáculo visual, aberto para visitação todos os dias, das 12h às 20h a exposição segue os horários de funcionamento do mall, no piso 2, próximo à Bem Querer Donuts. Esta exposição é mais uma contribuição do projeto "A Gente Faz Arte", uma iniciativa do Uberlândia Shopping dedicada a destacar e prestigiar os talentos artísticos locais e regionais, enriquecendo assim a diversidade cultural da região. O projeto, que abraça uma ampla gama de expressões culturais, oferece uma plataforma única para artistas plásticos, músicos, dançarinos, fotógrafos, escultores e diversos outros profissionais das artes.

Para Yan Marques, coordenador de Marketing do Uberlândia Shopping, "A Gente Faz Arte" é mais do que um projeto, é um convite para inspirar, encantar e conectar pessoas através da cultura e da arte. Marques enfatiza que a cultura e a arte desempenham um papel fundamental na expressão e no desenvolvimento de uma comunidade e o compromisso do Uberlândia Shopping em promover atividades culturais evidencia sua dedicação ao enriquecimento da região e ao apoio aos artistas locais e regionais.

Humanidades Invertidas

No universo criativo de Assis Guimarães, os visitantes têm o privilégio de contemplar obras representativas de diferentes fases de sua carreira. Desde suas primeiras incursões na pintura de paisagens "in loco", influenciado pelo artista modernista Maciej Babinski nos anos 80, até suas mais recentes obras que se destacam pela abordagem intuitiva e pela exploração de linguagens plásticas inovadoras. Segundo o próprio artista, suas criações atuais, em particular a série "Os seres entre as linhas dos tecidos das geneses", promovem uma reflexão profunda sobre a relação entre sua visão pessoal e a realidade externa, um diálogo entre as paisagens internas e externas que permeiam sua jornada artística.

Assis Guimarães ressalta a importância da iniciativa do Uberlândia Shopping em abrir suas portas para artistas locais, humanizando os espaços de venda e tornando a arte acessível a todos os frequentadores.

Sobre Assis Guimarães

É natural de Carmo do Paranaíba. Em 1981 ingressou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Cursou por três anos a Escola de Belas Artes, onde foi aluno de Amilcar de Castro, transferindo-se então em 1984 para Uberlândia, onde desde então desenvolve atividades artísticas em seus estúdios de pintura e escultura. Entre 1990 e 2018 empreendeu excursões de estudos e pinturas em aquarelas de paisagens no Brasil e exterior, notadamente na Itália, sempre trazendo completas as coleções para serem expostas em Uberlândia. Tendo reingressado no circuito acadêmico em 1997, tornou-se bacharel em Educação Artística pela Universidade Federal de Uberlândia em 2003. Desde então, tem feito exposições solo e participado de mostras coletivas de arte em ocasiões diversas, oficiais e alternativas. Ministrou também aulas de pintura em Aquarela, Desenho e Gravura dentro dos cursos distintos oferecidos pela oficina Cultural de Uberlândia. Vive em Uberlândia, onde se dedica ao aprimoramento de suas linguagens plásticas pessoais em pintura e escultura, e também desenvolve trabalhos artísticos direcionados para diversos seguimentos da comunidade, sejam familiares, empresariais ou educacionais.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom