Aprenda tudo o que precisa saber sobre a influenza com o especialista do HBDF

            


 

A importância da prevenção na temporada de gripe.


A Influenza, mais conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com uma distribuição global e alta transmissibilidade. Todos os anos, especialmente durante os meses de inverno, são possíveis testemunhar um aumento significativo nos casos, colocando em risco principalmente os idosos e aqueles com condições médicas subjacentes.

O médico infectologista e coordenador do Núcleo de Controle de Infecções do HBDF, Julival Ribeiro, ressalta a gravidade da situação, destacando que existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D. “Os tipos A e B são responsáveis por epidemias sazonais, enquanto o tipo A pode desencadear grandes pandemias.”

A transmissão da gripe ocorre por contato direto pessoa-pessoa ou indireto, por meio de superfícies contaminadas. “O vírus pode sobreviver em superfícies por até 24 a 48 horas, aumentando o risco de propagação.”

O período de incubação da gripe é geralmente de 1 a 4 dias, durante os quais as pessoas infectadas podem transmitir o vírus para outras. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, entre outros, e podem levar a complicações graves, especialmente em grupos de risco como gestantes, crianças pequenas e idosos.

“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde lista os grupos prioritários para receber a vacina, garantindo a proteção pessoal e coletiva,” enfatiza o médico.

É importante ressaltar que a vacina está disponível tanto na rede pública quanto na privada. A vacina trivalente, oferecida pelo SUS, protege contra três cepas de vírus, enquanto a vacina quadrivalente, disponível na rede privada, oferece proteção adicional contra uma segunda linhagem da cepa B.

Dr. Julival Ribeiro adverte: “A prevenção é fundamental. Todos devem tomar as medidas necessárias para se protegerem e protegerem os outros contra a gripe.”

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom