MTEC Energia

Existe forma correta de extrair dente de leite? Entenda

Com a chegada da fase em que os dentes de leite começam a cair, muitas mães inovam na hora de arrancar os dentes de seus pequenos, como amarrar uma corda na maçaneta ou na parafusadeira. No entanto, existe um jeito certo de arrancar dentes de leite? À medida que métodos inovadores circulam entre as mães, é essencial entender quais práticas são seguras e eficazes.  


A Dra. Anna Karolina Ximenes, dentista na IGM Odontologia, chama atenção para os riscos significativos que essas práticas inovadoras podem trazer para a saúde bucal das crianças. “Traumas, lesões nas gengivas e até danos permanentes aos dentes permanentes que estão por vir são alguns dos perigos associados a esses métodos não convencionais.”


A dentista afirma que o jeito certo de arrancar dentes de leite é, com auxílio de uma gaze ou pano limpos, fazer movimentos circulares suaves até que ele se desprenda da gengiva. Também é importante permitir que esse processo ocorra de forma natural. “O dente de leite geralmente fica frouxo antes de cair, e nesse momento, é seguro encorajar a criança a movê-lo delicadamente com os dedos até que se solte por completo. Forçar o processo antes desse estágio pode resultar em complicações”, explica Anna Karolina.


A ansiedade em torno da queda dos dentes é comum entre as crianças. Para acalmá-las, é preciso adotar uma abordagem tranquila e positiva, explicar o processo e incentivar a autonomia da criança. Após a queda do dente de leite, é normal surgir um leve sangramento. “Por isso, pedimos para a criança morder uma gaze por alguns minutos, além de consumir líquidos ou alimentos bem gelados”, recomenda. Outra recomendação por parte da especialista é instruir a criança sobre a importância da higiene bucal, mantendo a área sempre limpa e evitando manipulações excessivas.


Nos casos em que a remoção do dente de leite não consiga ser feita pelos pais ou a própria criança, é importante buscar auxílio de um profissional para evitar qualquer tipo de problema. A especialista também destaca a importância de levar os filhos regularmente ao dentista nessa fase. “As consultas regulares com um odontopediatra não apenas asseguram que a extração dos dentes de leite seja conduzida de maneira adequada, mas também contribuem para a supervisão contínua da saúde bucal, proporcionando uma transição tranquila e saudável para os dentes permanentes”, ressalta Anna Karolina.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom