MTEC Energia

Saúde também é Papo de Homem: Palestra e Atividades no HBDF Celebram o Novembro Azul

      


                                                                                                                                                                                           foto Davidyson Damasceno



Dialogando e Destravando Tabus sobre a Saúde do Homem.

 


Nesta segunda-feira (13), o Hospital de Base do Distrito Federal foi palco de uma inspiradora palestra em celebração ao Novembro Azul, marcando o compromisso com a saúde masculina. Às 09h45, uma Recepção Musical cativou os presentes com melodias de violino e saxofone, cortesia de dois colaboradores do IgesDF.

 

A iniciativa promovida pela Gerência de Atenção Multiprofissional (GEAMU) em parceria com a Associação Amigos do Hospital de Base, contou com apoio da Gerência de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (GEADT), Unidade de Urologia, Gerência de Enfermagem e voluntariados MAC e SAV, evidenciando o engajamento de diferentes setores.

 

                                                                                                                                                                                                                 foto Davidyson Damasceno



"Promover um evento em prol do Novembro Azul, visa conscientizar sobre a importância da saúde masculina, especialmente no que diz respeito ao câncer de próstata. Temos 1700 colaborades do sexo masculino, acredito que isso não só fortalecerá nosso compromisso com o bem-estar deles, mas também destacará a responsabilidade social na promoção da saúde," afirmou a gerente chefe da GEAMU, Niedja Bartira.

 

Novembro Azul destaca-se como um mês dedicado à conscientização sobre a saúde masculina, especialmente a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O  HBDF assume um papel ativo nessa campanha, promovendo o diálogo essencial sobre a saúde dos homens.

 

                                                                                                                                                                                                                 foto Davidyson Damasceno


A mesa foi composta pelo diretor da DIASE e superintendente interino do HBDF, Dr. Rodrigo Conti, o infectologista e coordenador da vigilância epidemiológica, Dr. Julival Ribeiro, o coordenador da cirurgia, Dr. Marco Antônio, e o chefe da urologia e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia seção DF, Dr. Eduardo Pimentel.

 

Na abertura, Dr. Rodrigo destacou a importância do diagnóstico precoce, incentivando a busca por especialistas, e compartilhou as novidades e melhorias promovidas pelo IgesDF, inclusive a perspectiva futura de implementar a robótica no HBDF. "O diagnóstico precoce desempenha um papel fundamental no tratamento bem-sucedido do câncer de próstata, permitindo intervenções eficazes e aumentando significativamente as chances de recuperação. Identificar a doença em estágios iniciais proporciona opções terapêuticas mais amplas e pode impactar positivamente a qualidade de vida do paciente," ressalta o Dr. Rodrigo.


                                                                                                                                                                                             foto Davidyson Damasceno


Em seguida o superintendente pontua: “O Iges está dedicado a promover melhorias significativas em nossa instituição de saúde. Estamos investindo em inovação, capacitação e tecnologia, visando oferecer um atendimento de excelência aos nossos pacientes. Trabalhamos para elevar os padrões e garantir que o HBDF seja um centro de referência em cuidados médicos."

 

A palestra do Dr. Eduardo Pimentel trouxe dados e pesquisas instigantes, envolvendo ativamente o público, que participou com perguntas relevantes, promovendo uma troca de conhecimento. Pimentel abordou a questão dos preconceitos em relação ao exame de toque durante sua palestra: "É crucial reconhecer que superar os estigmas e preconceitos associados ao exame de toque é um passo importante para a promoção da saúde masculina. Devemos desmistificar esse procedimento, destacando sua importância na detecção precoce de condições como o câncer de próstata. A quebra dessas barreiras contribui diretamente para a prevenção e, consequentemente, para uma vida mais saudável," enfatizou o especialista.

 

                                                                                                                                                                                                                foto Davidyson Damasceno


O fisioterapeuta Harley Carvalho ministrou uma sessão de exercícios para os colaboradores, enfatizando a importância do alongamento para a longevidade. Os voluntariados realizaram sorteios de presentes, e o evento encerrou-se com um aconchegante coffee para todos os participantes. Uma manhã de reflexão, aprendizado e união pela saúde masculina.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom