Qual o vinho ideal para acompanhar sua pizza favorita? Dicas do sommelier

Pizza e vinho: combinação pede escolhas certas para uma experiência gastronômica mais completa

Um dos pratos mais democráticos da modernidade é a pizza. Essa massa redonda que tem inúmeras variações de cobertura é uma das preferidas dos brasileiros. Tanto que o Brasil é o segundo maior consumidor de pizza, ficando atrás somente dos Estados Unidos. A Itália está em quarto lugar, mesmo sendo considerada o berço desse prato, que na verdade tem origem no Egito. A prova da popularidade em nosso país é que, de acordo com dados do iFood, a média de pedidos de pizza é de um a cada cinco segundos, isso somente no primeiro semestre de 2022, com total de mais de 41 milhões de pizzas solicitadas pelo aplicativo. 


Em cada região do país, a pizza foi ganhando ingredientes próprios e versões diferentes. É possível encontrar coberturas que levam desde banana da terra, carne seca, pequi e até inusitadas com borda de coxinha. 

A verdade é que na hora de escolher, as tradicionais ainda são campeãs em todo o país. Para acompanhamento perfeito, o Sommelier do Supermercados Comper, Charles Carvalho, traz dicas para combinação do prato com cada tipo de vinho. 

Como diz o profissional, “se cada panela tem sua tampa, cada prato tem seu vinho”, brinca. 
Confira as dicas:

Pizza de calabresa: por ser um pouco mais forte, muito saborosa e ligeiramente apimentada, a harmonização com vinho é até mais fácil e barata. “Alguns vinhos sul-americanos, do Chile e Argentina, os vinificados com a uva, como o cabernet sauvignon, e até o vinho reserva, que tem uma leve passagem por madeira ou sem passagem por barris, que mantém a característica da uva”, diz Carvalho.

Pizza Portuguesa: uma das favoritas do sommelier, como essa vai ovo e cebola, o recomendado é harmonizar com vinhos elaborados com a uva merlot, que contém tanino e é mais aveludado e mais adocicado (não doce), ou até vinhos de uma região específica em Portugal, a Alentejo.  

Pizza Marguerita: a queridinha de muitos brasileiros vai vem com vinhos sul-americanos, feitos com a uva merlot, com a cabernet sauvignon, com a uva syrah, vinhos espanhóis vinificados com a uva tempranillo.

Pizzas com frango: como o frango não é um alimento muito pesado, não tem muita complexidade, então pode combinar bem com um vinho branco, com mais estrutura, um espumante demi sec, um branco elaborado com a uva chardonnay, ou vinhos tintos feitos com a uva cabernet franc, marselan e até o tempranillo.

Pizza com escarola: a dica é harmonizar com vinhos brancos bem aromáticos, elaborados com uvas sauvignon blanc ou tintos feitos com a uva syrah e até com uvas sangiovese, essa última comum da região de Toscana, na Itália. “A combinação da escarola com um vinho de uvas sangiovese, dá uma explosão aromática fantástica”, aponta o sommelier. 

Pizza com aliche: ideal para combinar com brancos bem minerais, principalmente brancos da região do Douro,em Portugal e até um brut, que traz o equilíbrio perfeito entre o aliche e a bebida Também combina com tintos mais leves. 

Para quem gosta de apreciar um bom vinho e conhecer mais desse universo para escolher a bebida que vai acompanhar a pizza, na adega do Comper, chamada de Wine Station, o consumidor conta com variedade de marcas nacionais e importadas. É uma máquina dosadora que oferece a possibilidade de experimentar vinhos selecionados de rótulos especiais. Basta comprar créditos, selecionar um vinho e apreciar a bebida na própria adega e escolher o seu preferido. A Adega conta com mais de 850 rótulos, entre nacionais e importados, e espumantes de 13 nacionalidades diferentes. Na unidade do Comper em Sobradinho, é possível também celebrar uma boa pizza no restaurante Trudy’s. 


Tem no Comper - As lojas do Comper no Distrito Federal funcionam de segunda a sábado das 7h às 22h e domingos das 7h às 20h. Em Brasília as unidades do Comper ficam na Asa Sul, Planaltina, Gama, Sobradinho e Águas Claras. O Comper disponibiliza ainda a opção Delivery e a “Clique e Retire”, quando o mercado separa os produtos e deixa reservado para o cliente buscar. Basta acessar o site www.comper.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom