Limpeza e armazenamento correto dos alimentos garante mais economia

Nutricionista do Comper dá dicas sobre como conservar frutas, legumes e verduras

 

Planejar as compras da semana pode parecer tarefa simples, mas nem sempre garante economia. Sendo uma família numerosa ou para quem mora sozinho, dificilmente é possível acertar a quantidade exata de alimentos, principalmente quando se trata de frutas, verduras e legumes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 17% dos alimentos produzidos no mundo vão para o lixo. São 931 milhões de toneladas de comida desperdiçada anualmente. Para cada pessoa, o número é de 121 quilos por ano.

 

A estratégia para evitar o desperdício é saber a forma correta de limpar e armazenar. A dica é da nutricionista Rosana Matias, da unidade do Supermercado Comper de Águas Claras. “Para mantermos o tempo de utilização das verduras, frutas e legumes é fundamental armazená-los de forma correta, sem perder sabor, aroma ou valor nutricional. Antes de qualquer forma de utilização reforço a importância ímpar de fazer uma boa sanitização dos mesmos antes do consumo”, explica Rosana.


A limpeza é o passo inicial e, mesmo parecendo algo comum, muita gente segue sem fazer de forma correta. Até porque, segundo o Centro de Pesquisas em Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC-USP), em uma pesquisa representativa entre os brasileiros, 54,8% dos participantes apontaram que higienizam as frutas de maneira incorreta e 45,2% cometem erros para limpar as verduras.

 

Devido ao aumento do uso de agrotóxicos e pesticidas nos alimentos ou até mesmo em função da grande disseminação de vírus e bactérias, principalmente depois da pandemia da Covid-19, a atenção para essa limpeza é essencial para a saúde de toda a família. Produtos com embalagens que suportam a água podem ser lavados com vinagre, bicarbonato de sódio ou água sanitária. Lavar as frutas e os legumes com casca também faz muita diferença.


Depois de limpo, a hora é de guardar os alimentos. A dúvida é sempre o que vai dentro e fora da geladeira e como isso pode ajudar na conservação de cada produto. A nutricionista Rosana enumera o que pode ser guardado na geladeira: abacaxi, morango, uva, melancia, quiabo, maxixe, pimentão, tomate, alface, acelga, mostarda, rúcula, hortelã, brócolis e couve flor. Os que ficam fora são: maçã, banana, damasco, batata, cebola e laranja. “A dica de ouro é comprar a quantidade necessária para o consumo da família, pois as frutas amadurecem naturalmente bem rápido e assim você evita desperdícios”, argumenta. 

 

De todos os produtos que se compram no mercado, um dos que mais trazem dúvidas certamente é o ovo. Na hora de comprar, Rosana aponta que é preciso avaliar a caixa com os ovos de forma geral. “Os principais aspectos que precisamos analisar antes de comprar ovos são a casca, se está quebrada ou trincada ou se exala mau cheiro”. E quanto à dúvida onde guardá-los, Rosana esclarece que o local correto é a geladeira.

 

Onde encontrar - Para quem busca economia, as unidades do Comper no Distrito Federal contam com preços ainda mais acessíveis em datas como a Quarta da Feira, além da opção de compras com o cartão próprio da Rede, o Vuon Card, com descontos e benefícios exclusivos. No DF, as lojas funcionam de segunda a sábado das 7h às 22h e domingos das 7h às 20h. Em Brasília as unidades do Comper ficam na Asa Sul, Planaltina, Gama, Sobradinho e Águas Claras. O Comper disponibiliza ainda a opção Delivery e a “Clique e Retire”, quando o mercado separa os produtos e deixa reservado para o cliente buscar. Basta acessar o site www.comper.com.br.


Fotos: Divulgação


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom