MTEC Energia

Consumo de carne suína aumenta no Brasil e produção atinge 4,701 milhões de toneladas


No dia do suinocultor, celebrado no dia 24 de julho, o Fort Atacadista traz dicas para
diferentes preparos da carne que além de saborosa é nutritiva e rica em vitaminas
 
A carne suína tem avançado na preferência dos brasileiros. O que antes era uma prática pensada em economizar diante da alta do preço da carne bovina, agora, os cortes suínos começaram a complementar as refeições. A prova disso é que, segundo levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo per capta vem crescendo ao longo dos anos. Em 2021, chegou a 16,7 kg por habitante, mais que os 16 kg/hab em 2020 e 15,3 kg/hab em 2019. No ano passado foram produzidas 4,701 milhões de toneladas de carne de porco, com 75,81% destinado ao mercado interno. Esse cenário positivo traz ainda mais motivos para comemorar o Dia 24 de julho, em que é celebrado o Dia do Suinocultor.
Carne suína passou para aliada na busca de uma alimentação saudável

Quando se fala em preparo desse tipo de carne, muita gente já imagina aquele leitão à pururuca e resiste com medo do excesso de gordura, mas a carne suína já deixou de ser vilã e passou para aliada em busca de uma alimentação saudável, isso porque a carne de porco é fonte das 8 vitaminas que compõem Complexo B — B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina). Além disso, a carne suína é a principal fonte animal da tiamina (vitamina B1), que ajuda a transformar os nutrientes em energia para os tecidos do corpo.
 
Com vários tipos de cortes, a versatilidade no preparo da carne de porco é um dos grandes atrativos na hora das compras. O coordenador nacional de Operações/Açougue do Fort Atacadista, Elton Martins, lista os principais cortes, como pernil, paleta, costelinha, bisteca e barrica (ou panceta). Para cada tipo de corte, a forma de preparo e a harmonização dos temperos é que vai fazer a diferença no sabor.

Açougue Carne Fresca está presente nas lojas de Sol Nascente e Ceilândia

“A carne suína é diferente da carne bovina, já que ela tem uma textura, no sentido de resistência, muito próximo um corte do outro. O que muda é o sabor em cada corte”, explica Elton. Para o pernil, a melhor forma de preparar é fazê-lo assado. Já a paleta pode ser feita na panela, com legumes. A bisteca fica saborosa frita ou ao molho. A costelinha pode ser assada e é muito usada em feijoadas. E, por fim, a panceta pode ser assada no forno ou na churrasqueira.
 
A principal dica de Elton Martins é quanto ao tempero. A carne suína tem uma característica peculiar que é de poder adicionar mais temperos e não usar somente o sal, mesmo assando na churrasqueira. “Uma panceta pode ser temperada com mostarda, shoyo e algumas especiarias que vão intensificar o sabor. A harmonização com alecrim é perfeita para muitos dos cortes suínos. O lombinho e a bisteca também podem levar caldo de laranja no preparo”, orienta.
 
No Açougue Carne Fresca do Fort Atacadista, é possível encontrar todos os cortes de suínos prontos para o preparo. No local, são oferecidas opções de cortes de carnes fracionadas e em bandejas, em um expositor moderno e diferenciado, mas com preços populares. Em formato ‘aquário’, ele permite ao cliente acompanhar com mais transparência o trabalho dos açougueiros e comercializa mais de 47 cortes de carnes nobres e frescas (não maturadas) em porções fracionadas. No Distrito Federal, o Açougue Carne Fresca está presente nas lojas do Fort Atacadista de Ceilândia e Sol Nascente.
 
Sobre o Fort Atacadista
Criada em 1999, com a abertura de sua primeira unidade na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a rede Fort Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Pereira, um dos maiores varejistas de alimentos do Brasil. Com 49 unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Distrito Federal, o Fort Atacadista se destaca pelos preços competitivos, pela excelência em produtos perecíveis e pela arquitetura moderna de suas lojas, que oferece layout planejado para facilitar a jornada de compra do cliente, além das facilidades de pagamento e benefícios oferecidos pelo Vuon Card, cartão de crédito próprio do grupo.
 
Fundado em 1962, em Santa Catarina, o Grupo Pereira é detentor ainda de redes de varejo alimentar, atacado de distribuição, farmácias e dois postos de combustível, além do braço financeiro Vuon e de logística Perlog. Com mais de 16 mil colaboradores, está presente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Saiba mais em www.fortatacadista.com.br e www.grpereira.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom