Capital paranaense está entre as sete cidades mais inteligentes do mundo de acordo com organização Intelligent Community Forum (ICF)

   Créditos: Envato Images

Curitiba está entre as sete cidades mais inteligentes do mundo, segundo o prêmio internacional Comunidade Inteligente do Ano, organizado pela Intelligent Community Forum (ICF). Essa é a primeira vez que uma cidade da América do Sul está entre as finalistas. Em outros três anos consecutivos, a capital ficou entre as 21 mais bem colocadas. Porém, neste ano, está entre as sete classificadas para a final.

Além de Curitiba, as cidades Winnipeg, Langley Township e Mississauga, no Canadá, Binh Duong Smart City, no Vietnã, Moscou, na Rússia, e Townsville, na Austrália, estão entre as que concorrem ao prêmio. A premiação considera ações de governo para o crescimento da economia, riqueza cultural, criação de empregos, saúde social e ecossistema de inovação, possibilitando, assim, que a cidade seja desenvolvida e forte. De acordo também com o ICF, a capital do Paraná tem notoriedade por conta da tecnologia, planejamento urbano, uso de aplicativos de serviços on-line, indústria e acesso a conexões de wi-fi pela cidade. 

De acordo com o diretor-presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Leandro Vergara Raimundi, a capital paranaense está entre as sete cidades mais inteligentes pelas características de inovação e tecnologia. “Curitiba sempre buscou aperfeiçoamento para os serviços prestados aos cidadãos com o intuito de trazer praticidade, facilidade e mobilidade. E os aplicativos móveis auxiliaram muito nesse processo”, comenta. Contribuindo com o fomento da tecnologia na capital desde 1998, o ICI desenvolve produtos de entrega de serviços para a população curitibana. Os aplicativos Curitiba App, Curitiba 156, Saúde Já e Nota Curitibana são alguns  exemplos das demandas trazidas pela Prefeitura de Curitiba que resultaram em projetos de sucesso para a cidade.

Para Raimundi, o app Saúde Já é um dos destaques que levaram Curitiba ao prêmio. “Esse aplicativo vinha auxiliando a população no agendamento de consultas, informações sobre o pré-natal e agilidade no setor como um todo. Porém, em meio à pandemia da Covid-19, essa ferramenta se tornou um canal essencial para a organização de comunicados oficiais, recomendações para a sociedade, medidas de proteção, acompanhamento de casos e, além de tudo isso, organização da vacinação em 2021”, conta.

A final do Prêmio Comunidade Inteligente do Ano, promovido pela organização Intelligent Community Forum (ICF), será no dia 21 de outubro deste ano com a divulgação da cidade vencedora.

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.