MTEC Energia

Neoenergia Distribuição Brasília dá dicas de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica

A população deve estar em constante alerta aos riscos e perigos das redes elétricas, seja em casa ou seja na rua



A Neoenergia Distribuição Brasília alerta para os riscos de acidente com a rede elétrica no dia-a-dia. O mau uso de aparelhos eletrônicos e outros equipamentos ligados à rede elétrica representam riscos de acidentes graves e até fatais.

Um dos pontos destacados é a necessidade de contratação de profissionais qualificados e do uso dos equipamentos de proteção coletivos e individuais ao construir ou reformar. Evitar acessar locais em que a fiação esteja exposta e observar a distância entre a rede elétrica e as paredes, que deve ser maior do que 2,5 metros, são outras atitudes de segurança a serem tomadas.

As instalações de antenas de rádio e TV também devem ficar longe da rede elétrica, por causa dos suportes de metais que são bons condutores de eletricidade. Além disso, é importante prestar atenção a contato desses suportes a fios energizados durante a instalação e que podem causar acidentes fatais.

A Neoenergia Distribuição Brasília também reforça que é necessário ter cuidado com o uso de equipamentos elétricos dentro de casa. Por isso nunca se deve manusear equipamentos como chapinha, secador de cabelo, máquinas de lavar e ventiladores enquanto estiver descalço ou molhado. Qualquer serviço de manutenção em TVs, computadores ou qualquer aparelho ligado à rede deve ser feito com ele desligado da tomada.

A companhia alerta ainda que nunca se deve utilizar smartphones, notebooks ou tablets enquanto eles estiverem carregando para evitar risco de choque.

Confira outras dicas de segurança:
- Observe o ambiente antes de subir em uma árvore para colher frutas, pois podem existir fios elétricos nas imediações. Tenha cuidado também se for utilizar hastes de madeira ou metal para realizar essa coleta.
- Energizar cercas é proibido e pode provocar acidentes graves.
- Fazer ligações clandestinas é crime e traz riscos de acidentes, além de provocar oscilação na rede, que pode queimar aparelhos elétricos.
- Nunca pendure enfeites próximo a rede elétrica ou cole cartazes nos postes da Neoenergia Distribuição Brasília.
- Caso tenha crianças pequenas em casa é necessário proteger e tampar as tomadas.
- Nunca modifique a temperatura do chuveiro elétrico durante o banho. Isso deve ser feito com o corpo ainda seco e sempre calçado.
- Cuidado com a fiação exposta no jardim, que pode causar acidente. Principalmente em dias chuvosos.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom