MTEC Energia

Delmasso apresenta Projeto de Lei com normas para construção em condomínios horizontais de todo o DF



Proposta visa regulamentar os condomínios horizontais no Distrito Federal, já que não há dispositivos em lei federal para o tema

Foto: Rogério Lopes.

O deputado Delmasso (Republicanos), vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, elaborou projeto de lei nº 1935/2021 que estabelece  normas para a execução e construção de condomínios horizontais.

Os condomínios horizontais são empreendimentos privados em que não é permitido o acesso público. Tais condomínios tem se tornado tendência em Brasília e no Brasil por garantir privacidade, segurança e conforto aos moradores.

No DF já há condomínios horizontais, embora não tenham ainda segurança jurídica estabelecida em lei para respaldá-los. Pensando na regularização desses empreendimentos, Delmasso elaborou o projeto para que haja uma regulamentação específica.

"O Distrito Federal tem a necessidade de adotar medidas jurídicas necessárias e, até mesmo, se adequar às novas modalidades de direitos reais admitidas pelo ordenamento jurídico brasileiro, dentre as quais o Condomínio Horizontal, instituto jurídico que ainda carece de regulamentação legal pelo GDF", afirmou Delmasso.

Atualmente, o Plano Diretor do Distrito Federal só permite a urbanização e expansão imobiliárias por meio de legislação do parcelamento do solo, ou seja, pelo loteamento urbano. Estes loteamentos se diferem dos condomínios horizontais, em que todo o território demarcado pertence à iniciativa privada.

Conforme citado na proposta, no Condomínio Horizontal as áreas de partes de área de uso exclusivo e de uso comum são todas privadas, as quais nunca pertencerão ao Distrito Federal. E a regulamentação trará benefícios diversos para o DF, como por exemplo o aumento de empregos, a exploração imobiliária organizada, o aumento de arrecadação dentre outros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom