MTEC Energia

“Cidadão em Goiás vai viver em paz”, afirma Caiado



Durante a instalação de Companhia Independente da PM e entrega de viaturas, em Itapuranga. Medida atende reestruturação operacional e administrativa requerida pelo Estado para gestão do policiamento ostensivo e preventivo na região


Fotos: Júnior Guimarães  

Governador Ronaldo Caiado durante a instalação da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado de Goiás (22ª CIPM-GO), em Itapuranga, no Centro goiano, e entrega de quatro novas viaturas: "Governo meu é para dar atenção ao cidadão".

"Sempre dei total liberdade à área de Segurança Pública para que coloque em prática o compromisso que assumimos com a população: o cidadão em Goiás vai viver em paz", afirmou o governador Ronaldo Caiado, nesta segunda-feira (10/05), durante a instalação da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado de Goiás (22ª CIPM-GO), em Itapuranga, no Centro goiano. "Aqui não tem espaço para bandido", reforçou.

A estrutura da 22ª CIPM-GO fica localizada na Rua da Concórdia, no Setor Marista. A medida atende a necessidade de reestruturação operacional e administrativa requerida pelo Governo de Goiás para a gestão do policiamento ostensivo e preventivo na região. Durante a solenidade, também foram repassadas quatro novas viaturas à Polícia Militar. Caiado destacou que entre as características do seu governo está a não inauguração de obras e estruturas que não estejam prontas. "A Companhia Independente da Polícia Militar já está funcionando, uma estrutura que toda a região clamou por tantos anos. Governamos para dar atenção ao cidadão", reiterou.

Entre os municípios e distritos que serão atendidos pela nova unidade militar estão: Itapuranga, Diolândia, Heitoraí, Guaraíta e Morro Agudo de Goiás. A 22ª CIPM surge após a extinção da Companhia Destacada, que ficava no mesmo local, e será subordinada diretamente ao 4° Comando Regional de Polícia Militar (4° CRPM-GO), situado na cidade de Goiás, a 44 quilômetros de Itapuranga.

O investimento só é possível, segundo o vice-governador, Lincoln Tejota, devido à correta aplicação dos recursos públicos. "Temos um governador que deixa o Estado crescer, permite que as forças de segurança trabalhem. Isso é a prova de que quando a gestão é correta, o dinheiro é suficiente", declarou.

Lincoln ainda falou sobre outros benefícios estaduais levados à região de Itapuranga. "Hoje entregamos à população um Estado que honra suas contas, com obras que têm data para começar e para ser inaugurada", e completou: "Um governo que regionaliza a saúde, que reforma todos os colégios".

Com o reaproveitamento da estrutura utilizada pela antiga companhia, o governo estadual não terá novas despesas na criação da unidade. O comandante da 22ª CIPM-GO será o major Waldomiro Ferreira da Silva Júnior, membro do quadro de oficiais da Polícia Militar.

Secretário de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Rodney Miranda destacou que, por orientação do governador, as forças de segurança estão nos 246 municípios goianos. "E, em todos eles, posso dizer que temos reduções contundentes de violência. Não tem canto do Estado que não estejamos prevenindo e combatendo a violência", destacou.

Rodney também lembrou que, assim como a 22ª CIPM-GO, há demandas históricas em diversos outros municípios de Goiás, que necessitam de mais estrutura para melhorar e aperfeiçoar a segurança pública. "Estão sendo atendidas pelo governador. E virão mais. Este ano e o ano que vem serão de entregas, não só de consolidação de uma política eficiente de combate à criminalidade", reforçou o secretário.

Agradecido com a dedicação do Governo de Goiás em relação à Polícia Militar, o comandante-geral, coronel Renato Brum, disse que isso é "motivo de orgulho". "Nos motiva e nos dá forças para combater a criminalidade", comentou. "A importância dessa Companhia Independente está aqui hoje. É melhor estrutura, logística e acomodamento próprio. Só quem tem a ganhar é a região", acrescentou.

Na solenidade foram entregues quatro novas viaturas dos modelos Renault Duster, que serão usadas para atender às demandas da região. Os veículos possuem cubículos para a garantia da segurança dos policiais militares durante as diligências, além de maior tecnologia e potência. Além disso, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) fará a destinação de mais duas caminhonetes GM S10, a diesel, 4x4. "São dois veículos, por meio do Comando de Policiamento Rodoviário. Tenho certeza que não poderiam estar em melhores mãos", afirmou o presidente Pedro Sales.

Desde março de 2021, a frota da Polícia Militar passa por renovação. O governo estadual pretende entregar 2.689 viaturas, de forma gradativa, até o mês de julho, aos municípios goianos. A expectativa de economia aos cofres públicos por parte do Poder Executivo é de mais de R$ 22 milhões por ano.

Durante discurso, o prefeito de Itapuranga, Geraldo Paulo Fernandes, atestou que nenhum outro governante tinha dado valor às reivindicações do município. "E você, governador, em pouco mais de dois anos nos concede esse sonho", afirmou. Conhecido como Paulinho Imila, o gestor municipal ainda reconheceu a evolução da segurança pública na região. "Nasci e cresci aqui, e tenho percebido como a segurança da nossa cidade é bem executada pela Polícia Militar e Civil". Por fim, o prefeito também elogiou a atuação de Caiado: "Acima de tudo, quero parabenizar sua coragem, determinação e seriedade à frente do governo do Estado de Goiás", enfatizou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Lissauer Vieira, fez considerações sobre a necessidade de "governos sérios". "E o governador Ronaldo Caiado tem feito isso. Continuaremos ajudando o Estado a trilhar o progresso e desenvolvimento, e com responsabilidade aplicando o dinheiro público onde a população necessita", apontou.

Educação
Assim que chegou ao município, o governador foi recebido por estudantes da rede pública de Goiás. Em uma faixa, os alunos diziam: "A comunidade escolar agradece ao Governo de Goiás e à Secretaria de Estado da Educação pelos recursos destinados à reforma e ampliação das escolas da Coordenação Regional de Itapuranga, no valor de R$ 7.558.813,45". Aos alunos, Caiado disse: "Coisa boa é ver professores e alunos bem. O que mais me anima é ver vocês sendo recebidos em um ambiente que é compatível com as necessidades de vocês".

Para a coordenadora regional de Educação, Sônia Martins Cardoso Freires, ver todo esse investimento ser feito nas unidades educacionais da região é como um "sonho".  "É com muita alegria e emoção que a gente recebe esses recursos, porque as escolas não tinham quase nada. Essas crianças merecem o melhor, e o melhor está sendo feito para elas", e completou: "A educação será outra. É um sonho que, com 35 anos de educação, nunca imaginei viver."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom