MTEC Energia

Detran-DF institui a Medalha Mérito Paz no Trânsito

A condecoração será realizada anualmente, preferencialmente em março, ocasião em que se comemora a data de aniversário do Departamento de Trânsito


Pessoas ou instituições que prestam relevantes serviços à política de promoção da cultura de paz no trânsito serão agraciadas com a Medalha Mérito Paz no Trânsito do Distrito Federal. A proposta de criação da medalha data de 2013, mas só agora, com esforço da atual gestão do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, a medalha finalmente foi instituída, por meio do Decreto nº 41.718/2021, publicado no DODF de segunda-feira (18), alterando o Decreto nº 39.967, de 19 de julho de 2019, que criou a insígnia.

“Temos a clareza de que precisamos condecorar aqueles que contribuíram, de alguma forma, para que a cultura de paz no trânsito se instalasse no Distrito Federal. A Medalha Mérito Paz no Trânsito é uma forma de homenagear, inclusive na condição post mortem, servidores públicos e membros da sociedade que se dedicaram para proporcionar um trânsito seguro na nossa capital”, destaca o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

Agraciados
Poderão ser agraciadas com a medalha, as instituições civis ou militares, servidores públicos e membros da sociedade indicados pelo governador, secretário de segurança, diretor-geral do Detran, coordenadores, gerentes e chefes da autarquia. A condecoração será realizada anualmente, preferencialmente no mês de março, ocasião em que se comemora a data de aniversário do Departamento de Trânsito do Distrito Federal.

As indicações serão solicitadas pelo Conselho da Medalha, a partir da segunda quinzena de janeiro. A análise das indicações e aprovação da relação dos agraciados será dada pela maioria absoluta do Conselho da Medalha, que é composto por quatro servidores, na condição de Membros Mandatários, sendo um representante de cada cargo: Analista em Atividades de Trânsito, Técnico em Atividades de Trânsito, Agente de Trânsito e Especialista em Atividades de Trânsito.

Histórico
A proposta de criação da medalha surgiu em 2013, a partir de encontros e cursos realizados com os servidores do Detran, voluntários na participação nos Conselhos Comunitários de Segurança Pública manifestaram junto à Gerência de Programas e Ações Comunitários (Gerproc), que, entre os órgãos de Segurança o Detran, era o único que não agraciava pessoas e entidades pelos relevantes trabalhos prestados em prol da cultura de paz.

Em 29 de outubro de 2013, foi instituído o primeiro grupo de trabalho responsável por apresentar a proposta de criação da medalha. À época, o grupo foi composto por um servidor de cada cargo, com o objetivo de representar todos os cargos de ambas as carreiras do órgão.

Portal Cidades e Condomínios por Jornalista Paulo Melo 61 98225-4660 Sugestão de pauta: cidadesecondominios@gmail.com #Cidades #Condomínio #PauloMeloJornalista #CidadeseCondomínios

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom