MTEC Energia

Gestão de Pábio Mossoró na prefeitura de Valparaíso de Goiás cumpre a meta do IDEB e avança também na educação


Valparaíso de Goiás-GO avança no ensino e escolas municipais batem meta do IDEB.  Principal indicador dos anos iniciais melhorou e nota geral chegou a 5,5 


Fotos: Renato Carlos.

O nível de qualidade de ensino em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, avançou no último ano, conquistando grandes resultados e registrando novamente um crescimento histórico. 

A evolução significativa da Rede Pública Municipal de Ensino foi apresentada na semana passada, pelo Ministério da Educação (MEC), órgão federal que faz a avaliação em todo o país. 

O Índice de Desenvolvimento Educação Básica (IDEB), que avalia todo o aprendizado do 1º ao 5º ano, julgou como positiva as notas conquistadas pelas escolas municipais valparaisenses. 

Em 2019, a educação municipal, conseguiu nota 5,5 do IDEB, exatamente a meta projetada. Em 2015, os anos iniciais foram avaliados com 4,9. 

Para a secretária municipal de Educação, Rudilene Nobre, a nota alcançada em 2019, ajudou o Município a superar a meta prevista. “Tivemos um avanço significativo na aprendizagem dos alunos, isso faz toda a diferença no desenvolvimento de uma cidade”, concluiu a gestora. 

A nota conquistada é um reflexo dos investimentos realizados pelo Governo Municipal e sua Secretaria Municipal de Educação (SME). Além disso, a dedicação de coordenadores, diretores e professores são responsáveis pelo protagonismo educacional de Valparaíso no Estado.




Sobre o Ideb
Criado em 2007, o Ideb é o principal medidor de qualidade do ensino fundamental e médio no País. Foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação. O Ideb serve para estabelecer metas para cada rede e escola e monitorar o nível de qualidade do ensino no Brasil. Os dados também podem indicar como está o ensino por região, estado, município e escola. 

Como a nota do Ideb é medida?
O resultado é divulgado em uma escala de zero a 10, levando em conta os dados de aprovação escolar, extraídos do Censo Escolar, e o desempenho dos alunos em Português e Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova aplicada pelo Ministério da Educação. O cálculo do Ideb é feito com base nesses dois números. 
Quais são as metas do Ideb?

Até 2022, o Brasil tem o objetivo de chegar à média geral de 6 pontos no Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), para que o índice seja celebrado nos 200 anos da Independência do Brasil. Nos anos finais do fundamental (6º ao 9º ano), o objetivo é 5,5 pontos e, no ensino médio, 5,2. A nota equivale à média dos alunos dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo compatibilização dos resultados do Ideb e do Pisa, avaliação aplicada pela entidade internacional, feita pelo MEC. 




Portal Cidades e Condomínios por Jornalista Paulo Melo 61 98225-4660 Sugestão de pauta: cidadesecondominios@gmail.com #Cidades #Condomínio #PauloMeloJornalista #CidadeseCondomínios

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom