MTEC Energia

Brasília 60: Quem nasce em Brasília é o quê?




Se você ainda não sabe como chamam as pessoas que nascem em Brasília, fique tranquilo, que o Blog do PAULO MELO explica




Bem, aqueles que nascem em qualquer região de Brasília são chamados de brasilienses. Mas pode acontecer de perguntar a alguém se é de Brasília, por exemplo, e receber a seguinte resposta: — Sim, sou Candango!

Candango? Como assim, candango?

Exatamente. Candango é o termo aplicado aos operários que participaram das primeiras construções do Distrito Federal, ao final da década de 50. Muitos deles migraram de outros estados, grande parte do nordeste. Esse movimento tinha o objetivo de prestar serviço a Juscelino Kubitschek, presidente na época, em fundar uma nova cidade no centro do país, para que pudesse ser a nova capital do Brasil.

Em cima da denominação “candango” criou-se uma nova significação histórica para Brasília e que remete a origem da cidade.

Juscelino, com sua intenção de criar uma nova cidade e decretá-la como capital, e com a situação de que trabalhadores de outras estados brasileiros aceitaram ajudar nessa missão, ele confirmou o uso da expressão “candango” para expressar um sentido contrário de insulto, como era utilizado para agredir verbalmente indivíduos negros. Candango, a partir de Brasília, teria um novo valor, uma nova representação, que fazia jus a todo esforço, dedicação e empenho, daqueles que acreditaram no sonho do ex-presidente e tiveram o prazer de concretizá-lo junto com ele.

Com isso, alguns dos trabalhadores, além de ajudar a construir uma nova capital, decidiram ficar e construir uma nova vida na nova cidade do cerrado do centro-oeste, tornando-se pioneiros de Brasília.

Por esse motivo, filhos, netos e as geração seguintes daqueles que se dedicaram às obras da capital, começaram a adotar o termo candango para se intitular “nascido em Brasília e membro de família que fez parte da construção de Brasília”, após 1960.
Mas qual a diferença de ser Brasilense ou ser Candango?

Independente de ser Brasiliense ou Candango, os dois se referem àqueles que nasceram em Brasília. A única diferença entre ser brasiliense e ser candango será a linhagem, se a pessoa vem ou não de uma geração que deu asas à construção de Brasília.


Além do mais, para homenagear os antigos construtores de Brasília, a escultura que é um cartão postal que está no centro da cidade — na Praça dos Três Poderes —, deixou de ser chamada de “Os Guerreiros” para ser conhecida como “Os Candangos” que faz uma representação dos trabalhadores que contribuíram para erguer a atual capital do Brasil.

Portal Cidades e Condomínios por Jornalista Paulo Melo 61 98225-4660 Sugestão de pauta: cidadesecondominios@gmail.com #Cidades #Condomínio #PauloMeloJornalista #CidadeseCondomínios

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom