Rádio foi elaborada com o objetivo de quebrar o silêncio da quarentena e levar entretenimento às pessoas

Os moradores de um prédio em Santos, no litoral de São Paulo, desenvolveram uma rádio interna voltada aos habitantes do local. A Rádio Juquiá, que leva o nome do condomínio, foi elaborada com o objetivo de quebrar o silêncio da quarentena do novo coronavírus e levar entretenimento às pessoas.

A rádio interna foi montada na garagem de Giovanna Maria Fornadora, de 32 anos, uma das moradoras do prédio. Através de caixas de som espalhadas pelo prédio, todos os 25 apartamentos conseguem acompanhar a programação da emissora, que veio com o objetivo de unir as famílias durante o isolamento social. Os vizinhos podem pedir músicas, fazer dedicatórias e homenagens, além de se divertirem neste momento de isolamento social.

A ideia de Giovanna, que atua como cantora, veio diante das orientações de isolamento social que culminaram no cancelamento de shows. Desta forma ela viu na rádio uma maneira de utilizar a voz e entreter os vizinhos. A cantora conta que a iniciativa vêm retomando o espírito de união entre os moradores, os quais antigamente promoviam com mais frequência festas e diversas ações.

"Quando começamos a rádio, muita gente me procurou para falar que relembrou a época boa do condomínio e se animaram. Disseram que vamos voltar a ter festas depois da quarentena", lembrou.

Para não atrapalhar o home office dos moradores, as programações da Rádio Juquiá são feitas de acordo com a rotina do prédio. São várias as formas para participação, como pedir músicas pelo aplicativo de mensagens e, ainda, mandar dedicatórias. A única regra é que as músicas escolhidas tenham mensagens motivadoras.

No final, a programação é encerrada com uma canção emocionante e Giovanna conta que é feito um minuto de silêncio para que cada um faça sua oração. A rádio, que foi criada como uma forma de interação e distração durante a quarentena, deve seguir no ar mesmo após a pandemia devido ao sucesso que conquistou.

"A gente pretende continuar com a rádio e também retomar outros eventos no condomínio, como antes. Para unir todos novamente".

Com informações do portal G1 - Santos e Região

Portal Cidades e Condomínios por Jornalista Paulo Melo 61 98225-4660 Sugestão de pauta: cidadesecondominios@gmail.com #Cidades #Condomínio #PauloMeloJornalista #CidadeseCondomínios