MTEC Energia

Câmara Legislativa tem primeira sessão remota da história da casa

Encontro dos parlamentares pela internet decorre das medidas adotadas para evitar a disseminação do novo coronavírus



Nos moldes do que ocorreu no Senado Federal na sexta-feira (25/3), a Câmara Legislativa (CLDF) também adotou sistema para realizar sessões remotas. Nesta terça-feira (24/3), pela primeira vez, os distritais se reúnem para votar matérias da Casa pela internet. Entre os itens da pauta extraordinária, estão mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020, além de alterações na base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para insumos agropecuários.

O presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), e o vice, Rodrigo Delmasso (Republicanos), ficam no Plenário, por onde conversam via vídeo e áudio com os demais parlamentares. As imagens da videoconferência são transmitidas por um telão e ao vivo na TV CLDF, pelo YouTube. 

Durante a votação nominal, cada parlamentar deverá clicar em "sim", "não" ou "abstenção". Ao apertar o botão para votar, a câmera frontal do dispositivo captura a imagem do deputado, e o voto deverá ser validado, ainda, por código de verificação enviado por SMS a um celular cadastrado.

A Sessão Extraordinária Remota (SER) ficou instituída por meio de um ato da Casa e está prevista em casos excepcionais, como situação de calamidade pública, pandemia, convulsão social, colapso do sistema de transporte ou outras situações que inviabilizem a reunião presencial na sede da CLDF.

É possível acompanhar a sessão pelo player abaixo: 


Portal Cidades e Condomínios por Jornalista Paulo Melo 61 98225-4660 Sugestão de pauta: cidadesecondominios@gmail.com #Cidades #Condomínio #PauloMeloJornalista #CidadeseCondomínios

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom