GDF vai trocar toda a iluminação do Lúcio Costa por lâmpadas de LED

CEB inicia troca da iluminação no Lúcio Costa, executando emenda do vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos). Com o trabalho de Delmasso a população guaraense vai receber mais iluminação e segurança

Na última segunda-feira (13) a Companhia Energética de Brasília (CEB) iniciou a troca da iluminação no setor Lúcio Costa, Guará. O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos), destinou emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para a obra que trará mais segurança à população. Ao todo, Delmasso destinou R$ 1 milhão e 400 mil para a iluminação da cidade.

Já foram instalados postes na Avenida Contorno do Guará II, no Park Sul, SOF Sul, QEs 13, 15, 17, 26/24, 26/28, 28/30, 30, 32/34 e 34/36. Os próximos locais que receberão a iluminação são as quadras ímpares do Guará I e Avenida principal do Guará I. Os serviços seguem um cronograma de trabalho e o levantamento tem sido feito de acordo com os pedidos dos moradores e observação dos técnicos do órgão.

Segundo o deputado Delmasso, a iluminação das ruas é essencial para a segurança da população. “Estamos trabalhando para que toda a cidade esteja bem iluminada, para inibir a atuação de criminosos e as pessoas se sentirem mais seguras, e para ajudar também, o trabalho de ronda da polícia”, afirmou.

Por isso, na hora de montar seus espaços, o GDF tem optado na colocação da luminárias públicas de LED, decisão que tem contribuído para melhorar a qualidade de vida.

Para que se tenha uma ideia do impacto que uma lâmpada de vapor de sódio, mercúrio ou vapor metálico, cada uma delas é responsável por emitir metais pesados na atmosfera e contaminar o solo após o seu descarte, que muitas vezes não era feito da forma correta.

Livres destes componentes, as lâmpadas Públicas de LED utilizadas em iluminação pública ou privada poluem menos o ambiente no momento de seu descarte, e boa parte destes produtos pode ser entregue em locais especializados em seu recolhimento que, então, dão o destino correto a eles.

Nas ruas públicas uma das grandes despesas está, sem dúvida, no valor da conta de energia. Para que se tenha uma ideia, qualquer menor aumento no montante pago de tarifa pode desequilibrar as finanças desses locais.

Quer mais um motivo para a troca das lâmpadas convencionais por LED? Cerca de 200 lâmpadas à base de vapor de mercúrio, quando trocadas por modelos de LED geravam uma economia de 30 megawatts por ano.

Comparada a outros modelos, o LED gera uma economia de 80% na quantidade de energia consumida graças ao modo como foi desenvolvida: aproveitar a energia captada e evitar desperdícios.

Além disso, seu ligamento instantâneo otimiza o funcionamento dessa luminária, bem como seu fluxo luminoso, que é mais potente e amplificado, alcançando um perímetro maior e permitindo que o máximo possível de pontos sejam iluminados.

Quem faz a manutenção das luminárias públicas convencionais sabe o quanto trocar lâmpadas feitas de vapor de sódio ou outros metais pesados era trabalhoso e até mesmo perigoso.

Isso porque se uma destas lâmpadas quebrasse, os metais que estavam dentro dela poderiam entrar em contato com a pele e provocar enfermidades graves.

Além disso, o custo da compra de um desses produtos era muito alto, razão pela qual muitos locais costumavam adiar a troca de uma lâmpada em caso de queima.

No entanto, desde que houve a substituição destas lâmpadas pelas luminárias de LED a manutenção tornou-se muito mais simples.

Sem os metais pesados que existiam nas lâmpadas tradicionais, substituir uma lâmpada atualmente é muito mais simples e seguro. Além disso, o custo de uma delas é bem menor, permitindo que você mantenha sempre seus espaços externos corretamente iluminados.

Esse cuidado ajuda a manter a sensação de segurança, próximo item que debateremos para mostrar a importância da troca das luminárias públicas por lâmpadas de LED.
Segurança

Uma boa iluminação tem ligação direta com a sensação de segurança e a diminuição na ocorrência de incidentes violentos, como sabemos, os criminosos costumam se aproveitar de ambientes mal iluminados para cometer delitos.


Portal Cidades e Condomínios por Jornalista Paulo Melo 61 98225-4660 Sugestão de pauta: cidadesecondominios@gmail.com #Cidades #Condomínio #PauloMeloJornalista #CidadeseCondomínios

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom