MTEC Energia

Gestão criativa de estacionamentos




Por Marcelo Sicoli*


Spark”, no inglês quer dizer centelha, fagulha ou desencadear, incentivar. O Sparking, um trocadilho com a palavra “Sudoeste”(bairro nobre de Brasília) e “parking”(estacionamento) traz um projeto personalizado e inovador em vários sentidos para o Condomínio do Centro Clínico Sudoeste. Atualmente, no prédio, há quase 100 empresas na área de saúde em funcionamento recebendo 4000 pessoas por dia, e altíssima taxa de ocupação.
Os imóveis (250 vagas de garagem) onde hoje a atividade é exercida desde 2003 foram da Construtora, sendo que o grau de ingerência do condomínio era baixíssimo, inclusive se transformado numa pesada(e cara) agenda judicial nos anos mais recentes. Somente após julho 2019, com a propriedade dos imóveis assegurada ao condomínio, pudemos fazer as intervenções necessárias e com o nível de qualidade que o prédio merece. Parte da receita da exploração do estacionamento será transferida mensalmente para o novo dono e destinada para execução de obras e melhorias diversas.
Neste contexto, foi criado o “Sparking Estacionamento Criativo”. A empresa propositalmente mudou o sobrenome de “Rotativo” para “Criativo”, pois em vários sentidos, este novo modelo de negócio visa quebrar o paradigma da maioria dos prédios residenciais e comerciais onde as garagens são um lugar sem vida, depósito de tranqueiras em armários e invariavelmente pintadas de amarelo, preto e branco.
As cores predominantes do Sparking são o preto e azul, tendo o cinza e branco como cores complementares. São grandes diferenciais do novo gestor do estacionamento rotativo: Projeto de arquitetura e design de interiores modernos, além de comunicação e atendimento. Por exemplo, há quadros espalhados com fotos de super carros em belos cenários, e uma TV posicionada na frente dos elevadores que exibe de forma intercalada vinhetas da logomarca, fotos inspiradoras de veículos  e rápidas tomadas áreas do prédio. Também um grande mural ilustrando a cidade de Brasília, para que os clientes mais empolgados postem nas mídias sociais.  Equipamentos da marca Linkc, empresa baseada em Campinas(SP) foram os escolhidos, e por coincidência trazem as cores preto e azul.    O acesso a garagem se tornará uma experiência única e atraente no edifício e até mesmo no Brasil. A inspiração é resultado de horas e horas de um prazeroso estudo por projetos arrojados implementados em todo Planeta Terra, em especial na França, Alemanha e Espanha.

Havia frequentes reclamações e duras críticas nas mídias sociais do preço do serviço, qualidade do atendimento,  limpeza e aparente abandono. Felizmente, aos poucos está sendo mudado este estigma com tratamento humanizado e constantes melhorias em pintura, iluminação e decoração. Também uma tarifa mais barata e possibilidade de pagamento em totens automáticos. Há depoimentos positivos espontâneos por parte dos clientes diariamente.  Apesar dos poucos meses de funcionamento, o Sparking ganhou em setembro/2019 o prêmio “Cidades e Condomínios” na categoria empreendedorismo e também o prêmio “Indicados Revista Infra 20 anos” em novembro/2019 em São Paulo. Almejamos por outros de arquitetura ou específicos do segmento. Nos surpreendeu convites de condomínios comerciais em Brasília e Goiânia para início de parceria.

Para seguir no facebook e instagram: @sparkingec


 *Síndico do Centro Clínico Sudoeste(Brasília-DF),  premiado no Brasil e no exterior. Articulista de vários jornais e websites, consultor internacional e corretor de imóveis (CRECI-DF 20576).  Conselheiro do CRECI-DF. E-mail: sindicoccs@outlook.com whatsapp: (61)98250-8656















Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom