Condomínio sem lixo



Quando comecei a trabalhar com condomínios me interessei muito pelo tema e procurei fazer um mapeamento de quais são os desafios mais comuns entre eles


Por Ana Maria Arsky

Além do lixo que é a minha área de atuação, a inadimplência, a baixa representatividade nas assembleias, segurança, PETs, Manutenção e gestão financeira são os temas que mais causam dores aos síndicos. 

Mas aí, eu me pergunto: É para causar dor? Na minha visão. a solução mais inovadora se refere à forma com que o síndico se posiciona diante desses desafios e a forma com que ele busca dar soluções tendo como prioridade o bem comum. São as estratégias de atuação do síndico que irão revelar o quanto ele é inovador! 



Alguns síndicos tem seguido a linha de optar por soluções que sejam facilitadoras da sua gestão mas nem sempre facilitadora para o morador. Outros preferem as soluções que geram menos fricção e que muitas vezes não é a mais benéfica para todos. Organização e cordialidade são fundamentais para uma boa gestão sem dúvida alguma, mas ela pode vir aliada à soluções inovadoras. 

Mas afinal, quais seriam essas características de um síndico inovador? Refleti muito sobre isso e vou compartilhar aqui com vocês a minha lista as habilidades que destaquei: 

1. Ser bom ouvinte 

2. Ser hábil em se comunicar 

3. Ter espírito Pacificador 

4. Trazer consigo o propósito de servir 

5. Ser curioso 

6. Ter organização e metodologia 

7. Ter a habilidade de despersonificar os fatos 

8. Ser aberto à experiências e mudanças 

9. Saber provocar o engajamento de moradores e funcionários 

10. Ser detalhista 

11. Ter um bom relacionamento com todos 

12. Ter visão de futuro 

13. Ser Ético 

E por último e talvez a mais importante de todos: 

14, Acreditar na sua capacidade de fazer a diferença em seu condomínio 

Possivelmente ainda devem existir outras características agregadoras para que um síndico seja inovador, e que ao longo do tempo irei descobrir juntamente com você, meu caro leitor. 

Quero detalhar cada uma delas nos próximos dias mas gostaria de saber a sua opinião sobre essa abordagem. Você concorda com as minhas colocações? Já havia pensado sobre isso? Acha que algo importante ficou de fora? 

Mande sua opinião para nós no e-mail condominiosemlixo@gmail.com para que possamos compartilhá-la por aqui, e até a próxima! 

 
*Ana Maria Keating da Costa Arsky é CEO da 4 Hábitos Para Mudar o Mundo e coordenadora do projeto Condomínio Sem Lixo.

Contatos do projeto Condomínio Sem Lixo 
WhatsApp: 61 99964-6394
Telefone: 61 21967849 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom