MTEC Energia

Home Center Castelo Forte apoia projetos sociais que melhoram as vidas de crianças em Ceilândia

Iniciativas impactam diretamente na realidade social de crianças e adolescentes da região administrativa

Responsabilidade social e ações coletivas reestruturam a maneira das pessoas agirem na sociedade e impactam comunidades de forma positiva. O Home Center Castelo Forte preocupado com o seu dever social junto à comunidade de Ceilândia, a qual está inserida desde janeiro deste ano, tem apoiado duas entidades sem fins lucrativos que transformam a vida de crianças e adolescentes na região administrativa mais populosa do Distrito Federal.

A empresa tem se empenhado em contribuir com o fundo filantrópico que repassa os recursos para os programas. Uma forma de colaborar para solucionar problemas sociais na cidade, uma parceria que envolve amor e dedicação para fazer o bem ao próximo. Conheça duas instituições que recebem apoio da empresa de materiais de construção e se tornaram um propósito de vida para apaixonados pelo voluntariado.

A primeira delas é a Associação Beneficente Cristã Mãos Solidárias que atua desde 2013, no setor P Norte e Sol Nascente. O atendimento é feito a crianças e adolescentes da região, com idades entre 4 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência. Fundada por Wanderly Santos, a entidade, composta por 15 voluntários, oferta de aulas de karatê, informática, inglês, reforço escolar, canto, violão e teclado.

O objetivo é incentivar os estudos e dar amparo de assistência social por meio desse projeto educacional. No total, a Associação Beneficente Cristã Mãos Solidárias atende 210 pessoas e ainda presta assistência às famílias promovendo cursos de manicure, cabelereiro e design de sobrancelhas.

“O Projeto Mãos Solidárias é composto por pessoas comuns que decidiram fazer algo diferente. Somos pequenos e não temos recursos. Mas quando estamos juntos podemos fazer mais,” declara Wanderly Santos.

Para Patrícia Schettino, assistente social da associação, a instituição transforma vidas dentro da comunidade. “Esse projeto evita que as crianças sejam vítimas do tráfico de drogas e da criminalidade. Nosso envolvimento vai além do intelectual e da alimentação básica, temos um carinho e dedicação especial com cada um que passa por aqui. Alguns jovens que deixaram de ser atendidos pelo programa, por conta da idade, não querem perder o vínculo e retribuem com trabalho voluntário e se tornam catalizadores de grandes mudanças,” conclui.

Com um perfil diferente, a segunda instituição apoiada pelo Home Center Castelo Forte é o Lar Bezerra de Menezes (LBM), fundado em 2011, em Ceilândia Norte. O local acolhe crianças de 0 a 14 anos, indicados pela Vara da Infância e da Juventude, em situação de maus tratos e abandono familiar. O abrigo nasceu do sonho de alguns amigos apaixonados pelo trabalho voluntário e que já seguiram o propósito de ajudar essas crianças antes da entidade nascer.

Segundo Nelma de Mendonça Santos, coordenadora financeira voluntária e uma das fundadoras do lar, as crianças que chegam no local podem retornar ao ambiente familiar de origem. “Fazemos um acompanhamento com a família para verificar a possibilidade de a criança retornar a casa ou ficar sob a tutela de algum familiar próximo. Se descartadas essas chances as crianças são encaminhadas para adoção,” explica.

No período que ficam no lar as crianças passam a morar com as mães cuidadoras e passam a estudar em colégios públicos próximos ao abrigo. Para as crianças indicadas para adoção é realizada uma adaptação levando a família para o convívio dentro do Lar Bezerra de Menezes, para que num segundo momento ela seja transferida para o lar definitivo, informou Ana Laura Toffano, vice-presidente do LBM.

Em fevereiro de 2019 foi inaugurada a Casa do Carinho, uma extensão do Lar Bezerra de Menezes, que acolhe crianças portadoras de síndromes severas e que têm o sistema motor, respiratório ou digestivo comprometido. Conforme informado pela instituição, em sua grande maioria, são crianças abandonadas nos leitos de hospitais ou que não podem ir para casa, pois necessitam de cuidados especiais.

“Trazer essas crianças para a Casa do Carinho é uma forma de liberar leitos de UTI para outras pessoas. A Casa do Carinho é única casa do Centro Oeste que acolhe crianças com sistema de home care. A melhoria do quadro clínico é percebida pelos médicos, profissionais de saúde, visitantes e pelas famílias,” conclui Nelma Santos.

Ana Laura Toffano explica que o lar se mantem apenas das doações voluntárias, e que não há ajuda do governo. Empresas interessadas em ajudar a entidade recebem um selo social e divulgações de sua marca nas redes sociais do abrigo. “É muito importante a colaboração de empresas e voluntários, pois o custo da manutenção é muito alto, por conta dos gastos com equipamentos e profissionais que precisam atender as crianças em período integral” explica.

Para se tornar um voluntário é indicado visitar as crianças e conhecer as instalações. Desta forma é possível verificar todas as áreas possíveis para atuação e escolher de acordo com dias e horários disponíveis. Todos os interessados assinam um termo de voluntário.

Algumas atividades desenvolvidas por voluntários no lar é contar histórias, dar banho nas crianças, ajudar a passar roupas, entre outras. Eventualmente são realizados eventos para arrecadação de dinheiro, e voluntários também podem colaborar. Atualmente o Lar atende 19 crianças e a Casa do Carinho com 17 crianças com síndromes severas.

De acordo com o suplemento Outras Formas de Trabalho, da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (PNAD), divulgado no início do ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o voluntariado foi praticado por 7,2 milhões de pessoas no país em 2018.

As duas entidades não tem fins lucrativos e são mantidas por doações de parceiros como comércios locais, pessoas da comunidade. “Sem as empresas, as pessoas solidárias e os comércios em geral não conseguimos arcar com todas as despesas,” lembra Patrícia Schettino. É importante ressaltar que empresas e voluntários podem auxiliar com doações mensais, eventuais, de materiais ou trabalho voluntário. Ações positivas tem o poder de influenciar comunidades de forma silenciosa e transformar o mundo em um lugar melhor.

Apoie você também esta causa!

Associação Beneficente Cristã Mãos Solidárias


Lar Bezerra de Menezes



Portal Cidades e Condomínios por Jornalista Paulo Melo 61 98225-4660 Sugestão de pauta: cidadesecondominios@gmail.com #Cidades #Condomínio #PauloMeloJornalista #CidadeseCondomínios

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom