MTEC Energia

Caesb promove dia de educação ambiental na Escola Classe 7 de Planaltina

Pais e alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Expresso Ambiental, ônibus que abriga maquete educativa e difunde conhecimento sobre o ciclo de saneamento e consciência do uso racional de água

Foto: Caesb / Divulgação
Um sábado letivo. Foi de forma descontraída que a Caesb, em parceria com a Escola Classe 7 de Planaltina, levou conhecimento sobre educação ambiental à comunidade escolar do Bairro de Fátima.

Na ocasião, pais e alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Expresso Ambiental, ônibus que abriga uma maquete educativa e que leva, de forma itinerante, conhecimento sobre o ciclo de saneamento e consciência do uso racional de água aos estudantes das escolas públicas e particulares do ensino fundamental I (1º ao 5º ano).

Lanches, brincadeiras e aulas educativas também fizeram parte da programação das crianças. Os pais e professores assistiram à palestra sobre as etapas do tratamento de esgoto nas estações e conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Planaltina), que é a responsável por receber todo o resíduo doméstico gerado na cidade.

“Essa é uma oportunidade muito boa que a Caesb está nos proporcionando. Eu nunca tinha visto como funcionava o tratamento de esgoto. Aprendi muitas coisas hoje, inclusive, que se tivermos consciência e fizermos nossa parte, conseguiremos preservar o meio ambiente e evitar muitos desgastes”, afirmou Roseane Conceição, mãe de uma aluna da escola.

Já Pâmela Dias, aluna do 3º ano, destacou a felicidade em ter conhecido o Expresso Ambiental: “Achei o ônibus muito legal e bonito. Foi divertido entrar nele e aprender sobre o esgoto”, relatou.

O objetivo da Caesb é aproximar a empresa das comunidades escolares para que estas, ao conhecerem o trabalho desenvolvido pela companhia, tornem-se multiplicadoras no processo de levar conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente e o uso racional de água.

“O trabalho educativo ambiental da Caesb tem esse diferencial de aproximação da comunidade. Momentos como esse, ocorrido hoje na escola, são oportunidades singulares de não apenas compartilharmos conhecimentos e experiências como também de desmistificar muitos aspectos do saneamento que a população desconhece. Foi super proveitoso!”, destacou a pedagoga da Gerência de Gestão Ambiental Corporativa da companhia, Erika Radespiel.

Foto: Caesb / Divulgação

O projeto Expresso Ambiental, lançado no Fórum Mundial da Água (março de 2018), visa atender crianças que já têm contato com o tema “educação ambiental” em sala de aula, mas que ainda não podem visitar as unidades operacionais da companhia e ver de perto o funcionamento, por questões de segurança.

Além do acesso à maquete, os alunos e membros das unidades escolares recebem palestras sobre formas de economizar água, visando evitar novas crises hídricas; sobre o uso correto da rede de esgoto; sobre a importância de preservação do meio ambiente; entre outros temas.

As escolas que desejarem participar do projeto devem acessar o site da Caesb e preencher o formulário eletrônico de solicitação disponibilizado no link: https://www.caesb.df.gov.br/educativo/espaco-ambiental/expresso-ambiental.html.

A agenda para este ano já está fechada com atendimentos nas seguintes regiões: Guará, Taguatinga, Plano Piloto, Recanto das Emas, Planaltina, Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Gama, Riacho Fundo II, Estrutural e Samambaia.

Portal Cidades e Condomínios por Jornalista Paulo Melo 61 98225-4660 Sugestão de pauta: cidadesecondominios@gmail.com #Cidades #Condomínio #PauloMeloJornalista #CidadeseCondomínios

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom