MTEC Energia

Paco classifica como “marco histórico” workshop de regularização do Jardim Botânico

Evento reuniu comunidade para buscar soluções conjuntas para os problemas da região

Resultado de imagem para cidade jardim botanico df
O governador em exercício, Paco Britto, definiu como um “marco histórico” a reunião realizada, na noite desta segunda-feira (27), no Jardim Botânico, durante o 2° Workshop de Regularização do Jardim Botânico, no Salão da Paróquia Santa Clara e São Francisco da região. Trata-se de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal, a Administração Regional do Jardim Botânico e o Movimento Comunitário local, visando integrar a comunidade com as ações do GDF nos processos de regularização e urbanização, além de buscar soluções conjuntas para os problemas locais. Na noite desta terça-feira (28), ocorrerá o último dia do evento, com a realização do 1° Workshop de Urbanização do Jardim Botânico.

“Encontros como esse são garantia que o compromisso do nosso governo com a regularização dos condomínios do Distrito Federal é para valer”, frisou Paco Britto, acrescentando que nove órgãos do governo participam da reunião, “para resolver todos os entraves que atrapalham a regularização dos condomínios e para responder todas as perguntas e dar agilidade às decisões”. Na ocasião, ele citou ainda sobre a questão fundiária dos condomínios. “Ela pede uma solução há décadas; houve descaso, postergação, um pouco de preguiça e todo tipo de dificuldade para resolver essa questão tão importante para milhares de famílias. É a oportunidade que temos para organizar isso, acabar com a grilagem de terras e incorporar essas residências à formalidade”, assegurou.

Oportunidade

No 1º Workshop de Urbanização do Jardim Botânico, na noite desta terça-feira (28), a comunidade do bairro terá a oportunidade de analisar e catalogar as prioridades de urbanização do local, principalmente no campo da educação, saúde, segurança, mobilidade, ações ambientais e de sustentabilidade.

No primeiro dia (27/05), o 2º Workshop de Regularização foi voltado para os condomínios que estão em processo de regularização, das áreas públicas e particulares. A proposta foi aprimorar o nível de informação dos síndicos e comissões de regularização da região, estreitar laços institucionais com os atuais servidores técnicos responsáveis pelos processos de regularização junto ao GDF, debater alternativas e propor soluções que aumentem a celeridade nos processos de regularização. Durante a abertura, síndicos de vários condomínios e a comunidade marcaram presença para esclarecer algumas dúvidas e debater assuntos fundiários.

O administrador do Jardim Botânico, João Lóssio, destacou sobre a importância do governo em estar presente e atuar junto à comunidade. “Quando dialogamos com a comunidade, temos a oportunidade de estar perto dos problemas. E, assim, buscarmos as melhores soluções. Nosso governador, desde o início, tem ressaltado a importância de atender a comunidade e toda a equipe tem cumprido isso”, disse.

A expectativa, segundo Lóssio, é que o Workshop sirva de modelo para todo o Distrito Federal. “Nestes dias tivemos um ‘Na Hora’ da regularização. Com todos os órgãos presentes esclarecendo as dúvidas da população. A comunidade do Jardim Botânico é muito unida. Trabalhamos junto ao Movimento Comunitário (do Jardim Botânico) para elaborar uma dinâmica em que as pessoas, de fato, participassem e interagissem aos técnicos”.

A presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, Rose Marques, explicou que tem trabalhado com a proposta de unir a comunidade e governo, para regularizar a cidade e pensar uma alternativa de urbanização que seja boa para todos. “Nossa comunidade se estruturou e se organizou para isso. O Workshop é mais um de vários projetos que faremos juntos para transformar o Jardim Botânico”.

Presente ao evento, o secretário Matheus de Oliveira, titular da pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, afirmou que a participação da secretaria foi muito produtiva. “Nossos técnicos atenderam a comunidade, conseguiram esclarecer muitas dúvidas e também resolver pendências. Nosso governador, Ibaneis Rocha, tem criado todos os mecanismos para que os processos de regularização avancem. Temos certeza que estamos no caminho certo e, nos próximos dias, teremos novidades positivas, como a retomada das novas poligonais, progresso no decreto que regulamenta os muros e guaritas, entre outros”, ressaltou o secretário.

Na ocasião, o diretor técnico da Terracap, Carlos Leal, também pôde explicar questões como a venda direta dos lotes mistos da região, entre outras. O Ibram respondeu questões ligadas à compensação ambiental, florestal etc. Também estiveram presentes, representando a Casa Civil, o secretário adjunto, Marcelo Piauí; o presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente; o secretário das Cidades, Gustavo Aires; o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles; representantes da SEMOB, OAB, DER, Novacap, entre outros.

Portal Cidades e Condomínios por Jornalista Paulo Melo 61 98225-4660 Sugestão de pauta: cidadesecondominios@gmail.com #Cidades #Condomínio #PauloMeloJornalista #CidadeseCondomínios

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom