Novo secretário de Educação é doutor em educação pela Universidade de Nova York

Em entrevista, nesta terça (13/11), Rafael Parente disse que tentará ampliar o diálogo com as categorias do Distrito Federal

PEDRO VALENTE/ METRÓPOLES
Confirmado como o próximo secretário de Educação do Distrito Federal pelo governador eleito Ibaneis Rocha (MDB), na manhã desta terça-feira (13/11), o doutor em educação pela Universidade de Nova York Rafael Parente afirmou que irá buscar aproximar o Governo do Distrito Federal (GDF) dos sindicatos que representam os servidores da área.

“Vou lutar por melhorias nos salários dos servidores e nos planos de carreira, mas preciso conhecer melhor a situação orçamentária e as pendências relacionadas à pasta de Educação”, afirmou Parente em entrevista concedida ao Metrópoles. A postura do novo gestor visa colocar fim ao embate, que marcou a gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB), entre as entidades e o Executivo.

Ex-subsecretário de Educação na Prefeitura do Rio de Janeiro na gestão de Eduardo Paes (DEM), Parente reconheceu que precisa entender melhor a realidade da rede de ensino pública brasiliense. “Preciso da ajuda de todos que trabalham e que conhecem a realidade das escolas em Brasília”, afirmou. Convidado para participar de outros governos, como o do Rio Grande do Sul, ele disse que optou pela cidade natal. “Senti a necessidade de voltar e tentar usar tudo que aprendi lá fora para melhorar a minha cidade”, explicou.

O doutor em educação disse que espera contar com o apoio dos deputados distritais e federais eleitos na busca de recursos para a rede de ensino. Também falou da necessidade de as escolas serem espaços de acolhimento para os estudantes. “Como um aluno com fome e com medo vai aprender alguma coisa? Precisamos pensar no ambiente de aprendizagem como um todo, o que inclui a merenda, a segurança”, afirmou.

Sobre a polêmica do projeto Escola Sem Partido, disse que acredita na formação continuada dos professores como uma opção para evitar conflitos e a doutrinação nas salas de aula. “Precisamos falar mais sobre o raciocínio crítico, o saber pensar com clareza”, disse.

Rafael é filho de Pedro Parente, ex-ministro-chefe da Casa Civil, ex-ministro do Planejamento e ex-presidente da Petrobras. A mãe, Maria Luce de Carvalho, é professora aposentada e sempre lecionou em Brasília. Atualmente, ele atua como CEO da Aondê/Conecturma e é sócio-efetivo do Movimento Todos pela Educação, além de cofundador do Movimento Agora!.

Rafael Parente está entre os indicados na categoria Educação do Prêmio Veja-se, da revista semanal da Editora Abril, que prestigia cidadãos em destaque como agentes de mudança na sociedade brasileira. Ele é autor de uma metodologia que valoriza o uso de música e games no processo de formação escolar.

Nos últimos meses, Parente escreveu diversos artigos para o Metrópoles. Confira aqui

Fonte: Metrópoles.

Portal Cidades e Condomínios por Jornalista Paulo Melo 61 98225-4660 Sugestão de pauta: cidadesecondominios@gmail.com #Cidades #Condomínio #PauloMeloJornalista #CidadeseCondomínios

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom