MTEC Energia

Tecnologia facilita a gestão de condomínios e trabalho dos síndicos

A tecnologia que conecta pessoas, facilita as relações e tarefas, além de otimizar o tempo, chegou à gestão de condomínios. Em encontro realizado nesta segunda-feira (22), em Sorocaba, temas importantes para a administração desses aglomerados habitacionais foram expostos e a tecnologia foi um dos destaques

O 1º Encontro Síndicos Conectados foi realizado no Office Mall Praça Maior - CORTESIA
Com plataformas especialmente desenvolvidas para as demandas dos condomínios, foi demonstrado como os síndicos podem atuar com mais rapidez e eficiência. Os moradores, por sua vez, podem acessar vários serviços e acompanhar o que vem sendo feito de maneira descomplicada. 

"Sem papel, com agilidade e transparência, é possível ao síndico cumprir com suas obrigações e permitir acesso dos moradores ao que está sendo feito. Com isso, o tempo é melhor administrado para se dedicar a outras demandas do condomínio", explicou Vinícius Wurschig, diretor de negócios da BRCondos, empresa que administra mais de 1.500 condomínios no Brasil e tem uma unidade em Sorocaba. Durante o encontro, Wurschig demonstrou a navegação pela plataforma, simulando as necessidades de um condomínio. 

Com novas rotinas, os síndicos podem se dedicar ao acompanhamento mais próximo da gestão, ficarem mais atualizados e cuidarem de obrigações como a cobrança dos inadimplentes. "Este é um problema comum de todo condomínio, com uma média superior a 10% de não pagantes, o que compromete o equilíbrio financeiro, prejudica e deixa insatisfeitos outros moradores", frisa Vanessa Sanson, advogada especializada em condomínios e que falou no evento sobre a legislação e também sobre experiências bem-sucedidas de cobrança. "Com ferramentas mais eficientes e eficazes, como a mediação, a taxa de acordos alcança 90%, em três meses", reforça. 

Há mais de dez anos atuando com assessoria jurídica aos condomínios, Vanessa respondeu a muitas perguntas e salientou que os síndicos precisam estar bem orientados e atentos ao Código Civil para atuarem dentro da legalidade e não serem responsabilizados e até terem que arcar com prejuízos do condomínio. O mesmo alerta foi feito em relação ao seguro condominial obrigatório, tema apresentado por Márcia Zambon e Milton Stabile, ambos especializados neste tipo de seguro. 

Além das informações sobre a legislação pertinente, os palestrantes explicaram sobre a complexidade do cálculo das coberturas e sobre erros comuns que acabam não garantindo a cobertura do seguro em casos de sinistro. "A falta de informação costuma ser um problema nesta área. Tanto os síndicos quanto os moradores precisam estar bem orientados sobre o que estão contratando e o que é preciso para que a cobertura ocorra de fato, evitando surpresas desagradáveis e prejuízos", acentuou Márcia. 

O 1º Encontro Síndicos Conectados foi um evento gratuito, realizado no Office Mall Praça Maior, no Alto da Boa Vista. A realização foi da BRCondos, com apoio da Azul Cobranças, da Consultoria Zass - Zambon & d"Ávila Saúde e Seguros e da Ary Proença Corretora de Seguros. Os organizadores informam que a segunda edição será ainda neste primeiro semestre de 2018 e já está sendo preparada, com novos temas atuais e de interesse dos síndicos. Mais informações sobre os conteúdos tratados na primeira reunião podem ser obtidas pelo telefone (15) 4141-3355.

Cidades e Condomínios por Celso Eduardo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom