MTEC Energia

Curso básico de síndico gratuito em Cidade Ocidental

As oportunidades são para os síndicos e moradores de condomínios de Cidade Ocidental e região e fazem parte do projeto QualiSíndicos da Abrassp, com inscrições até 1° de setembro. São 200 vagas para síndicos, subsíndicos, conselheiros e moradores de condomínios 

As aulas serão ministradas por contadores, administradores, engenheiros, advogados, bombeiros e demais profissionais ligados aos temas. As aulas abordam temas reais sobre os condomínio do Minha Casa, Minha Vida em Cidade Ocidental e na Região Metropolitana de Brasília.


Com o objetivo de apoiar a gestão do síndico, unir e integrar síndicos, a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais- (Abrassp), criou o projeto QualiSíndicos, que é voltado para a qualificação e profissionalização de síndicos, futuros síndicos e síndicos profissionais.

Um dos maiores desafios de um síndico para prestar um bom serviço é exatamente conciliar todos os interesses, e gastando pouco.


A profissionalização do síndico torna-se imprescindível, tendo em conta que os condomínios começam a atuar como empresas estruturadas, e esses profissionais são representantes legais da massa condominial.

O curso básico de síndico acontece no dia 02 de setembro, no plenário, da câmara municipal de Cidade Ocidental, no município de Cidade Ocidental-GO.

O Ministério das Cidades determinou, pela Portaria nº 518, que os estados ou municípios deverão contratar uma empresa especializada em gestão condominial 30 dias antes da entrega dos imóveis. 

O objetivo é que a empresa desenvolva um trabalho pedagógico com os moradores para ensinar as diretrizes das atividades que devem ser desenvolvidas nos condomínios como escolha do síndico, gestões contábeis, administração, entre outros. As atividades serão divididas e três fases : a de formação de condomínio, na qual haverá um levantamento de informações para a elaboração da previsão orçamentária do condomínio, prestação de assessoria técnica nas reuniões que antecedem a ocupação e eleição do síndico e conselho fiscal.

Educação. O objetivo, segundo o Ministério das Cidades, responsável pela publicação da portaria, é que a empresa, contratada pelo banco público, desenvolva um "trabalho pedagógico" com os moradores para ensinar diretrizes das atividades que devem ser desenvolvidas nos condomínios. De acordo com a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, além de subsidiar a compra do imóvel, o governo tem de garantir condições para a "sustentabilidade" dos empreendimentos.

"Precisamos fazer o acompanhamento forte dessas famílias. Muitas delas vieram de áreas de extrema vulnerabilidade, de uma outra realidade, em que não era preciso seguir regras tão rígidas", explica.

Além do "trabalho pedagógico", na fase inicial do trabalho, estipulada em um mês, a empresa terá de elaborar a previsão orçamentária e auxiliar na eleição do síndico e do conselho fiscal. Depois, na implantação e organização do condomínio, terá de emitir CNPJ e abrir uma conta Pessoa Jurídica, como também auxiliar na elaboração e adequação do regimento interno. Na terceira fase, após a eleição do síndico e do conselho fiscal, a função se resume a assessorá-los nas assembleias.

Desde 2009, o Minha Casa, Minha Vida já contratou 7 milhões de moradias, e 1,4 milhão delas foram entregues. A meta é entregar 490 mil unidades habitacionais neste ano, o que representa, segundo o ministério, 32% do total de construções de moradias no País em 2017.

Para Paulo Melo, presidente da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - (Abrassp), o governo sempre se preocupou com a produção dos imóveis, mas não dava a atenção necessária ao pós-entrega das chaves. "A gestão condominial é um trabalho de gente grnde. O governo deveria ter acordado há mais tempo sobre sua importância."

O sindico é aquele que precisa ter grande capacidade resiliente, perfil relacional, senso de desprendimento, voluntarioso, muito organizado, conhecimento sobre questões prediais, e acima de tudo, por ser um cargo eletivo, precisa ser politico no sentido verdadeiro da palavra.

O condomínio deve ser visto como uma empresa, pois, assim como as empresas, o síndico tem muitas responsabilidades legais, entre elas civil, criminal, trabalhista, previdenciária, tributária e ambiental.

O presidente da Abrassp, Paulo Melo, falou que o QualiSíndicos é o maior programa de formação de síndicos do Brasil, “O síndico ou condômino que entrar no QualiSíndicos, vai fazer um curso de qualidade que tem o certificado reconhecido pelo MEC como curso livre, além de ser uma oportunidade de qualificação para se colocar no mercado de trabalho em um mercado que pede cada vez mais qualificação e profissionalização”, falou o presidente, Paulo Melo.

O cumprimento de normas de segurança, o controle financeiro e dentre outras tarefas, o profissional deve ser capacitado para agir dentro destes setores, bem como administrar os conflitos internos, estudar a convenção e o regimento interno, cumprir e fazer cumprir o mesmo.

Um bom síndico tem que saber tudo o que se passa no condomínio. Por isso, assim que assumir o posto, deve estudar a gestão antiga e conferir as prestações de conta, orçamentos, processos judiciais que estão correndo e problemas estruturais do condomínio.

O curso básico de síndico pode ajudar a reduzir custo de condomínios em Cidade Ocidental e de todo o Entorno Sul do DF, durante o curso, as aulas contam com palestras de especialistas nacionais, onde a troca de experiência e a apresentação de cases de sucesso faz toda a diferença no curso básico. 

Um dos objetivos curso prático de síndico é mostrar estratégias para economizar até 40% com os custos de administração e manutenção dos condomínios.

As aulas são organizadas pela Abrassp e o foco principal é apresentar soluções baratas para os problemas do cotidiano dos condomínios e mostrar saídas para otimizar os recursos, principalmente em tempos de crise e, por consequência, de maior inadimplência.

O curso é uma realização da Abrassp – Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais, em parceria com a Abrassp-GO – Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais Subseção Estado de Goiás, com o apoio da Acresco, Câmara Municial de Cidade Ocidental e Prefeitura Municipal de Cidade Ocidental.

Serviço:
Data: 02 de setembro de 2017.
Horário: De 09:30 ás 18:30.
Valor: Grátis.
Local: Plenário da Câmara Municipal de Cidade Ocidental - Sq 10 Qd 8 - s/n Ae 1, Cep: 72880-000, Cidade Ocidental - GO. 
Informações: 61 3054-0543






Sobre Cidade Ocidental

Cidade Ocidental é um município brasileiro do estado de Goiás.Localizado no entorno do Distrito Federal. Tem, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para 2016 da População estimada 65.520 habitantes.

Teve sua origem na implantação de um núcleo residencial ao norte do município de Luziânia, quando em 1974, o Sr. João Batista de Souza, proprietário da Fazenda Aracati, onde se fabricava o aguardente “Caninha Aracati” vendeu 5,04 km² ao Sr. Cleto Campelo Meireles, ficando esta gleba pertencente à Zona Suburbana do município de Luziânia.

Em 15 de dezembro de 1976 deu-se a fundação do núcleo, cuja construção ficou a cargo da Construtora Ocidental - daí a origem do nome "Cidade Ocidental", projetada pelo arquiteto e urbanista Marco Casalini.

Localizada a uma distância de 48 km de Brasília, é por muitos considerada ainda cidade dormitório, sendo que grande parte de seus moradores se deslocam até a capital federal para trabalhar. A cidade possui um traçado urbano organizado, a partir de seu núcleo original, sendo que os novos loteamentos foram sendo adequados ao mesmo tipo de traçado.

O município de Cidade Ocidental compõe a RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. A RIDE foi criada em 1998 e tem como objetivo principal implantar soluções imediatas e a médio prazo para os problemas existentes nos municípios do entorno do Distrito Federal.

A zona urbana de Cidade Ocidental é composta pelo centro que se encontra divido em Super Quadras: SQ 02, SQ 03, SQ 07, SQ 09, SQ 10, SQ 11, SQ 12, SQ 13, SQ 15, SQ 16, SQ 17, SQ 18, SQ 19 e por bairros: Ocidental Park, Parque Nápolis, Parque Nova Friburgo, Recreio Mossoró,Parque Araguari, Parque Estrela D'alva 4, Residencial Morada das Garças, Residencial São Mateus, Colina Verde, Residencial Dom Bosco, Residencial Marisa, Tapera Flórida, Jardim Edite, Parque das Américas, Quintas Itapuã, Jardim Brasília, Setor de Mansões Suleste e Jardim ABC, Condominio Damha e Condominio Alphaville.

Cidades e Condomínios por Celso Eduardo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom