Marconi reitera compromisso de competitividade goiana

Goiás vai chegar a 2018 como um dos estados mais competitivos do País, reiterou nesta terça-feira, dia 4, o governador Marconi Perillo, durante reunião de governança do Programa Goiás Mais Competitivo, na Sala de Situações do Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT), em Goiânia, onde com auxiliares e técnicos analisou os dados atuais e as projeções e perspectivas

Fotos: Humberto Silva
“Falo isso com base na análise executiva dos resultados estratégicos que conseguimos até aqui e na confiança na equipe que temos no governo”, disse aos executivos públicos e a representantes da Consultoria Macroplan, durante reunião de cerca de três horas.

Marconi analisou o Ranking de Competitividade dos Estados divulgado no último mês pelo Centro de Liderança Pública (CPL), em que Goiás perdeu duas posições, e disse que este indicador não representa os esforços atuais do governo para o avanço da competitividade, já que está baseado em informações de 2014 e início de 2015. Disse também que os indicadores atuais, de 2016, são bem melhores e já coloca Goiás numa perspectiva alvissareira no posicionamento do ranking.

Goiás Mais Competitivo
Desde o fim de 2015, Goiás mantém o Programa Goiás Mais Competitivo, com o objetivo de implementar uma agenda estratégica de atuação governamental, pautada em indicadores de gestão que auxiliam o governo na melhoria da qualidade de vida, da competitividade econômica e da eficiência da gestão pública. A meta é chegar a 2018 entre os estados mais competitivos do País.

“Este desempenho captado pelo ranking do CLP representa dados de 2014 e de parte de 2015, quando ainda não tínhamos o Goiás Mais Competitivo estruturado. Também coincidem com o período em antecipamos algumas medidas diante da crise econômica que se aproximava. Com o programa em execução, acreditamos que ganharemos posições em 2017 e chegaremos a 2018 entre os estados mais competitivos do País”, observou.

O governador ainda pediu a todos os gestores públicos maior ênfase para que os indicadores goianos sejam melhorados. Destacou ainda a implementação de uma força-tarefa para melhoria dos indicadores na área de Segurança Pública, Habitação e Meio Ambiente e afirmou que os projetos pactuados noGoiás Mais Competitivo terão recursos garantidos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017.

“Já alcançamos resultados positivos, como na Transparência, Saúde e Educação, mas ainda podemos avançar mais. A tendência é muito boa. A dedicação de todos é importante”, disse.

Análise
O secretário Joaquim Mesquita, que realizou uma análise histórica das últimas quatro reuniões de governança, reafirmou a tendência de Goiás chegar em 2018 como um dos mais competitivos. “Tenho plena convicção que esse esforço focado e com uma carteira de projetos tão estruturada garantirá resultados extremamente positivos até 2018”, disse.

O diretor da Macroplan, Gustavo Morelli, analisou os dados alcançados pelo Estado e os a serem conquistados e disse que Goiás terá condições únicas, em todo País, de ter uma avaliação executiva de resultados, de monitorar em tempo real o andamento de suas metas, realizar uma comunicação pertinente e realizar a alocação estratégica de recursos.


Já o presidente da Empresa, Cláudio Porto, destacou o pioneirismo do Estado: “Goiás é a fronteira econômica mais dinâmica do País hoje. Não conheço nenhum Estado com uma ferramenta de gestão como essa. Isso garante maior resolutibilidade para os gestores públicos”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom