MTEC Energia

Fiscalização do CREA-PB orienta síndicos sobre manutenção de condomínios

Na Paraíba, cresce cada vez mais, em quantidade e dimensões, o número de condomínios residenciais. Essas habitações reúnem centenas de moradores e, preocupada com a segurança dessas pessoas, a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) passou a realizar vistorias contínuas nesses locais


O objetivo é averiguar as responsabilidades técnicas dos equipamentos que demandam manutenção especializada.

De acordo o Agente Fiscal do Crea, Valber Galdino, a fiscalização se concentra em três equipamentos principais: segurança eletrônica (cercas elétricas), elevadores e geradores. “Solicitamos ao síndico ou responsável do condomínio a relação de empresas que instalaram e mantêm o funcionamento desses equipamentos. Em seguida, verificamos se a empresa tem registro no Crea e se foi feita a manutenção e Anotação de Responsabilidade Técnica – ART”, explica.

Segundo Valber, a ART é o documento emitido pelo Crea-PB, que comprova a realização da manutenção dos equipamentos por um profissional habilitado pelo Regional. Ele serve como uma garantia, tanto para a empresa como para o responsável pelo condomínio, de que o serviço foi prestado adequadamente. Caso a empresa não seja registrada no Crea ou não apresente a ART, o Agente Fiscal poderá autuar a mesma, que deverá pagar multa equivalente à infração.

No caso do condomínio, não há nenhum ônus perante o Crea, mas Valber Galdino alerta para os possíveis prejuízos à segurança dos condôminos, pois se o condomínio contrata uma empresa que está prestando o serviço ilegalmente ou não está realizando a manutenção dos equipamentos, seus moradores ficam vulneráveis e, se houver qualquer problema, não terão nenhuma garantia técnica para solução do mesmo. “Além disso, trata-se de uma segurança para o síndico ou gestor do condomínio. Por exemplo, se uma pane no elevador ocasionar um dano físico a algum dos moradores, quem será responsabilizada é a empresa contratada, não o síndico”, exemplifica o Fiscal.

“Manual do Condomínio”

Para conscientizar os síndicos sobre a importância do assunto, o Crea-PB tem investido ainda em uma fiscalização pedagógica. Durante a vistoria, o Agente Fiscal disponibiliza para o responsável pela administração do condomínio um manual editado pelo Conselho de Engenharia.

O material, intitulado “Manual do Condomínio”, segundo Valber Galdino, tem a intenção de oferecer a síndicos e proprietários um guia com as principais regras para a manutenção e reformas de condomínios, de acordo com a legislação e normas vigentes.

O primeiro síndico a receber a cartilha foi o bancário aposentado Windson Carvalho de Melo, responsável pela administração de um condomínio no bairro de Cabo Branco há cinco anos. Para Windson, o Manual é oportuno e a fiscalização do Crea é interessante para todos os envolvidos. “Não é fácil. Hoje em dia, aparece muita gente dizendo que presta determinados serviços, mas que não tem as atribuições necessárias e o respaldo do Conselho profissional para poder atuar legalmente. Esse trabalho vai despertar e conscientizar as administrações dos condomínios para que procurem as empresas registradas no Crea, porque quando surgirem os problemas que provoquem danos a algum condômino, com certeza ele vai querer mover uma ação judicial e o síndico vai ter que responder”.

Segundo o síndico, a conversa com o Agente Fiscal esclareceu muitas dúvidas e trouxe uma série de informações novas para sua administração. “O fiscal do Crea me informou sobre muita coisa que eu desconhecia, como por exemplo a necessidade de as empresas que fazem a manutenção da cerca elétrica e do gerador terem registro no Crea. Uma cerca instalada da maneira errada pode custar uma vida. Não dá para brincar com esse tipo de assunto”, concluiu Windson.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Sesc
Canaã Telecom