PF combate o tráfico internacional de drogas


Santos/SP – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29/9) a Operação Energia, visando combater o tráfico internacional de drogas. Participaram da deflagração 28 policiais federais, que derem cumprimento a seis mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, todos expedidos pela 6° Vara Federal de Santos.

A partir de uma apreensão de cocaína feita no dia 21/05/2020 em uma carga de exportação de geradores e compressor, no terminal BTP, no Porto de Santos/SP, iniciaram-se as investigações para descobrir a autoria do delito.

A carga em questão estava em um container, que continha três geradores e mais um compressor de ar e uma serra, e que seria embarcado em um navio, com destino Algeciras, na Espanha. Na verificação da carga, foram localizados 373 kg de cocaína escondidos no maquinário.

O modo como o entorpecente foi escondido nas respectivas máquinas demandou uma desmontagem e remontagem elaborada das máquinas, necessitando de corte de chapas de aço, soldagem e pintura. As drogas foram encontradas na parte em que seriam os tanques de combustível dos geradores e no cilindro de ar do compressor.

O nome da operação é uma alusão aos equipamentos usados para esconder e exportar o entorpecente.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo

Fone: (11) 3538-5013
E-mail: cs.srsp@dpf.gov.br

Felipe Viana

Felipe Viana