Controle do PlayStation 5 terá botão Disney+ no Brasil, revela documento


source
PlayStation Disney+
Divulgação/Sony

Controle do PlayStation 5 em seu modelo neutro, sem botões específicos

A Sony fechou uma parceria de peso com o Disney+ . O Tecnoblog obteve com exclusividade o manual de instruções do novo controle de mídia do PlayStation 5 , que conta com um botão dedicado para a plataforma de streaming .

A fabricante japonesa também conseguiu a aprovação da Anatel para vender um controle remoto de TVs com um atalho para o novo serviço, que será lançado no Brasil em 17 de novembro .

PlayStation 5
Tecnoblog

Documento mostra que controle do PlayStation 5 terá botão para o Disney +

Controle de mídia do PS5 tem comandos de voz e Disney+

O manual de instruções do controle de mídia do PlayStation 5 (modelo CFI-ZMR1) possui quatro botões dedicados para serviços de streaming, entre eles o Disney+. Em relação ao modelo do PS4 , há ainda um novo botão de microfone. “Fale no seu controle remoto multimídia para operar seu console PS5 e iniciar um jogo ou controlar sua mídia”, diz o documento.

A presença de um botão dedicado para uma plataforma de streaming envolve negociações entre empresas: uma fabricante de TV pode obter benefícios ao expor a marca de um serviço de filmes no controle remoto, por exemplo, já que tem o potencial de atrair novos assinantes para a empresa parceira. No caso do Brasil, o quarteto Disney+ , Netflix , Spotify e YouTube foi o escolhido.

Os contratos entre as empresas e, consequentemente, a escolha dos serviços de mídia que estampam os botões, podem variar de acordo com a região. É por isso que a foto de divulgação oficial do controle de mídia do PS5 não possui nenhuma plataforma de streaming: a Sony poderia fazer uma parceria com o Hulu em vez do Spotify nos Estados Unidos, ou com o Apple TV+ em vez do Disney+ em outra região, por exemplo.

PS5 deve ser lançado em 17 de novembro ou depois

O fato de o manual de instruções em português do Brasil do controle de mídia do PS5 estampar o serviço de streaming Disney+ indica que o novo console só deve chegar ao país e ao resto do mundo em 17 de novembro ou depois. Isso porque não faria sentido fechar uma parceria para um serviço de streaming que ainda não está disponível localmente.

Com isso, o lançamento do PlayStation 5 deve ocorrer depois dos novos Xbox Series S e X , que chegam ao mundo em 10 de novembro . Oficialmente, a Sony não confirma a data de lançamento ou o preço do videogame , limitando-se a informar que o console será lançado a tempo das festividades de fim de ano.

Parceria entre Sony e Disney+ se estende às TVs

A parceria entre Sony e Disney+ não ficará apenas no PlayStation 5: as futuras TVs da marca também terão um destaque para o novo serviço de streaming. Os controles remotos RMF-TX621B e RMF-TX520B, também homologados na Anatel , possuem o atalho para a plataforma da Disney, além de YouTube, Netflix e Amazon Prime Video.

Nas cores preta ou prata, os novos controles remotos das TVs da Sony são os mesmos que equipam modelos como a X905H, ainda não lançada no Brasil. A TV, junto com a Z8H, será uma das primeiras do mercado com o selo “ideal para PlayStation 5 “, por ter baixa latência e ser capaz de rodar jogos em 4K a 120 fps com HDMI 2.1, um dos chamarizes da nova geração de consoles.

Felipe Viana

Felipe Viana