PF investiga desvio de recursos públicos em obra de revitalização de praça na região norte do RS


.

Passo Fundo/RS: a Polícia Federal deflagra, na manhã de hoje (28/8), a Operação Praça do Povo, que investiga suspeita de fraude em licitação e desvio de recursos públicos destinados a obra de revitalização de praça municipal em Espumoso.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Espumoso e Nova Alvorada, expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo.  As buscas realizadas têm por objetivo coletar informações que confirmem as suspeitas do cometimento de crimes, trazer novos elementos para a investigação e identificar os responsáveis.

 Em 2018, o município celebrou convênio com o Ministério do Turismo para receber 300 mil reais para projeto de revitalização da Praça Municipal Arthur Ritter de Medeiros. No processo licitatório lançado para a realização da obra, apenas uma empresa foi habilitada, sagrando-se vencedora do certame.

Durante a investigação, iniciada em 2019, a Polícia Federal constatou que as obras eram de fato realizadas por funcionários municipais e com o uso de maquinário do próprio Município, contrariando o edital de licitação, que prevê obra por empreitada global a cargo exclusivo da empresa vencedora, sem o emprego de recursos materiais e humanos do Município.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Passo Fundo

Contato:  (54) 3318-9000

 www.pf.gov.br

Felipe Viana

Felipe Viana