Koeman, ex-zagueiro do Barcelona, é confirmado como novo treinador


.

O Barcelona confirmou, nesta quarta-feira (19) pela manhã, Ronald Koeman como novo treinador. O holandês de 57 anos tem uma história de sucesso com a equipe catalã. Em 1992, ele era o capitão da equipe na primeira Liga dos Campeões conquistada pelo clube. Como jogador, ele defendeu as cores azul e grená por seis temporadas (1989 a 1995), marcando 87 gols.  O desafio de Koeman desta vez é diferente: ele vai substituir o espanhol Quiqué Setién, demitido após a goleada do Barça, por 8 a 2, pelo Bayern de Munique, nas quartas de final da Liga dos Campeões.

Desde 2018 Koeman comandava a seleção holandesa.  Agora, o novo desafio do técnico será liderar o processo para renovar o Barcelona, que vive a dúvida sobre a permanência do argentino Lionel Messi. Além de ex-jogador, Koeman também já foi auxiliar-técnico do clube, em 2000, quando o compatriota Louis Van Gaal era o treinador. 

Com técnico do escrete Laranja, conquistou 11 vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Em uma demonstração de apreço pelo antigo técnico, os jogadores holandeses divulgaram uma carta no Twitter, agradecendo a Koeman e  o saudando por realizar o sonho de dirigir o time catalão. 

Edição: Cláudia Soares Rodrigues

Felipe Viana

Felipe Viana