Dicas e receitas para evitar desperdício de alimentos

 

Em período de isolamento social, as idas às compras em mercados tem sido reduzidas e evitadas. Por isso, é necessário entender a importância do uso integral dos alimentos que já temos em casa. Não só para evitar o desperdício, mas também para cultivar o hábito de refeições mais nutritivas

 


Antes de descartar folhas, cascas e talos, veja as orientações da Roseli Candeo, instrutora do curso Aproveitamento Integral de Alimentos do Senac EAD:

Torresmo de casca de batata
Ao descascar batatas para a sua receita, reserve as casas, e faça a técnica do branqueamento:
Coloque as cascas na água fervente por 2 minutos e depois na água gelada por 4 minutos, retire e seque.

Depois de secas, tempere com alecrim, sal, uma pitada de fumaça líquida ( há em supermercados), páprica picante e um pouco de azeite de oliva, que deixe estas cascas bem untadas e leve ao forno até ficarem crocantes.

Sirva como aperitivo.

Farofa de casca de banana
Depois de higienizar as bananas, retire as cascas e corte em pedaços pequenos.

Numa panela, frite um pouco de bacon. Quando estiverem bem crocantes, adicione as cascas de banana, e deixe ficarem sequinhas. Retire o excesso de gordura, adicione cebola e alho picados, tire do fogo e coloque a farinha de sua preferência.

Ótima para acompanhar carnes vermelhas.

Torta de arroz
Ingredientes
240 ml de leite
120 ml de óleo
10 g de fermento químico
Sal quanto baste
3 ovos
50 g de queijo parmesão ralado
Sobras de arroz até dar o ponto na massa (+- 700 g)

Preparo
Coloque os ovos, o leite, o óleo, o fermento, o queijo parmesão e o sal no liquidificador.

Com o liquidificador ligado, vá acrescentando o arroz aos poucos até dar o ponto na massa, cremosa e que o liquidificador consiga bater.

Coloque numa forma de fundo falso metade da massa, adicione o recheio de sua preferência (legumes salteados, sardinha, frango desfiado, cogumelos salteados carne seca desfiada etc.)

Por cima, despeje o restante da massa, polvilhe um pouco de queijo parmesão e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Quando estiver morna, desenforme.

Esta torta deve ser consumida no dia, já que sua textura muda depois de fria e temos que considerar que já é um aproveitamento de arroz.

Dica: Para fazer esta torta, vá guardando sobras de arroz num pote no freezer . Quando tiver uma quantidade razoável você aproveita para fazer a torta. Você também pode misturar qualquer tipo de arroz (branco, integral, etc).

Portal Cidades e Condomínios por Jornalista Paulo Melo 61 98225-4660 Sugestão de pauta: cidadesecondominios@gmail.com #Cidades #Condomínio #PauloMeloJornalista #CidadeseCondomínios

Paulo Melo

Paulo Melo

Paulo Melo é Jornalista, formado em Gestão Pública pela UCDB e em Gestão Empresarial e Controladoria na UNIPLAN, já cursou Ciência Política na UDF. Especialista em Marketing, editor chefe do portal Cidades & Condomínios, ex-coordenador geral do Movimento dos Comunicadores do Brasil - MCB e ex-presidente da Federação Nacional dos Comunicadores no Distrito Federal - FENACOM/DF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *