quinta-feira, 13 de abril de 2017

Detran faz campanha educativa no Dia Mundial do Ciclista

O objetivo é estimular o respeito dos condutores em relação aos ciclistas por meio do respeitômetro
Celebrado no dia 15 de abril, o Dia Mundial do Ciclista será comemorado pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) com o lançamento da campanha “Ultrapasse. Não passe.” O evento acontecerá neste sábado (15) em Planaltina-DF, na Avenida Independência, no estacionamento da Associação Comercial e Industrial da Cidade.

A ação foi inspirada em uma experiência de sucesso do Detran do Rio Grande do Sul. A campanha contou com o “respeitômetro”, material educativo que o diretor-geral do Detran-DF vai apresentar aos cidadãos neste sábado.

O instrumento, que ficará conectado à bicicleta, demonstrará na prática a distância que o motorista deve manter do ciclista nas vias públicas. Os ciclistas vão pedalar pela Avenida Independência, mostrando que na maioria das vezes a melhor solução é ultrapassar a bicicleta, e não a passar.

A campanha visa estimular o respeito dos condutores em relação aos ciclistas, assim como exemplificar na via pública a distância ideal que o motorista deve manter-se da bicicleta, além, é claro, de incentivar a ultrapassagem e não a passagem.

Blitz educativa
Durante o lançamento da campanha ainda será realizada uma blitz educativa no semáforo da Avenida Independência, próximo à Rodoviária da cidade, em que servidores do Detran, junto com os ciclistas, entregarão um fôlder educativo aos condutores. O material de 1,5 metro, vai demonstrar a distância que o condutor deve preservar de um ciclista no trânsito.

Lembramos que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, é infração média deixar de manter a distância de 1,5 metro ao passar ou ultrapassar a bicicleta; Infração grave não reduzir a velocidade de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar o ciclista; Infração gravíssima dirigir ameaçando veículos como a bicicleta. Neste último caso, além da multa, o condutor está sujeito à suspensão do direito de dirigir, à retenção do veículo e ao recolhimento do documento de habilitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas